Rolê em SC visita as belas cascatas de Rodeio e Doutor Pedrinho no Vale do Itajaí

O projeto de viagens do Lages Diário faz visita a Cascata do Salto, em Rodeio, Cascata Salto Donner e a Cachoeira Véu de Noiva, em Doutor Pedrinho.

em Rodeio e Doutor Pedrinho/SC 

📷 Cascata Véu de Noiva em Doutor Pedrinho. (Foto: Maurício Santos / LD Comunicação)

Santa Catarina é um estado encantador por natureza, seja pelas paisagens e o frio da Serra Catarinense ao calor e das praias de águas cristalinas do Litoral Sul ao Norte do Estado, mas outras regiões encantam tanto quanto as mais badaladas, e o Rolê em Santa Catarina, projeto de viagens do Lages Diário retoma neste ano visitando duas belas cidades tipicamente de interior, mas com verdadeiros paraísos quase inexplorados: estamos falando de Rodeio e Doutor Pedrinho.

Nossa viagem durou cerca de 02h40 saindo de Lages, na Serra Catarinense, e percorrendo cerca de 190 quilômetros até chegarmos em nosso primeiro destino, a cidade de Rodeio. Lá visitamos a Cachoeira do Salto, localizado dentro de um Parque Natural que foi durante as décadas de 1980 a 2000 o principal ponto turístico do município. Atualmente ainda atrai turistas, mas bem menos do que há duas décadas. Hoje, a cidade tem no turismo aventureiro uma de suas principais fontes de arrecadação. É na cidade que se encontra a maior tirolesa da América Latina, localizada na divisa entre o município de Rodeio com Benedito Novo e possui 2 km de extensão.

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

Em Rodeio também fica um local chamado no dialeto trentino – “Picol Paradis”, traduzido como “Pequeno Paraíso”, fica localizado no bairro Ipiranga e consiste em uma estrada de chão que é rodeada por hortênsias em uma extensão de oito quilômetros, chamado de “Caminho das Hortências”, além disso, a área ainda conta com estátuas de anjos, ao todo, são 64 esculturas com dois metros de altura, e também uma estátua de Cristo Redentor com nove metros de altura.


Como chegar em Rodeio


Doutor Pedrinho e suas cascatas

📷 Maurício Santos / LD Comunicação
A segunda cidade que o Rolê em SC visitou foi a pequena e simpática Doutor Pedrinho, município de apenas 31 anos de emancipação política e com cerca de 4 mil habitantes, a cidade está cercada pelas cidades de Benedito Novo, José Boiteux, Rio dos Cedros e Rio Negrinho, esta última já no Planalto Norte catarinense, e a cidade se destaca pelas belas cachoeiras que existem em seu território.

A primeira delas talvez seja uma das mais conhecidas, e de mais fácil acesso. É a Cascata Salto Donner, localizada à margem da SC-477 logo na divisa dos municípios de Doutor Pedrinho e Benedito Novo. Quem chega ao acesso ainda percorre cerca de 200 metros até chegar a parte baixa da cascata onde se depara com um paredão rochoso com cerca de 25 metros de altura, por ele, descem as águas do Rio Benedito. Além deste acesso, há outro, na continuação da rodovia SC-477 que dá uma visão panorâmica de toda a cascata e do rio Benedito.

Outra Cascata bem visitada na cidade é a Cascata Alto Capivari, porém, mais conhecida como Cachoeira Paulista. Localizada a cerca de 10 quilômetros da Cascata Salto Donner, ela conta com 40 metro de queda e situa-se a margem direita da rodovia municipal que liga as localidades de Capivari a Alto Capivari
                                                               
Cachoeira Véu de Noiva atrai turistas de vários cantos do Brasil

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

O último lugar que o Rolê em Santa Catarina visitou foi a Cachoeira Véu de Noiva, localizada a cerca de 20 quilômetros do Centro de Doutor Pedrinho através da SC-477, na localidade de Campinas, já indo em direção a Rio Negrinho. Para acessar a cachoeira é necessário ainda encarar uma trilha de 20 minutos ou aproximadamente um quilômetro em meio à mata, porém, bem acessível a todos e muito bem estruturado. Caminhada que é recompensada com um visual incrível de uma queda d’água cristalina de mais de 60 metros de altura. O spray formado pelas águas molham os turistas que querem fazer um registro próximo as quedas.  

A cachoeira é muito procurada por turistas de vários cantos de Santa Catarina e do Brasil, principalmente aos finais de semana. Além disso, há uma área para camping para aqueles amantes da natureza que preferem montar a barraca ao invés de se hospedar em hotéis.

Como chegar em Doutor Pedrinho


Principais distâncias

Blumenau: 64 km
Balneário Camboriú: 126 km
Joinville: 139 km
Florianópolis: 210 km
Lages: 225 km
Curitiba: 227 km
Criciúma: 391 km
Chapecó: 461 km
São Paulo: 633 km
Porto Alegre: 645 km







Rolê em SC visita as belas cascatas de Rodeio e Doutor Pedrinho no Vale do Itajaí Rolê em SC visita as belas cascatas de Rodeio e Doutor Pedrinho no Vale do Itajaí Reviewed by Lages Diário on maio 31, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.