Homem em situação de rua na ponte da Presidente Vargas é resgatado pela Defesa Civil e Abordagem Social


O nível das águas subiu depressa, estando a apenas 30 centímetros de distância dele, que estava dormindo na hora.

Por DANIELE MENDES DE MELO da ASCOM PML,
em Lages/SC 

📷 Defesa Civil de Lages / Divulgação

A forte pancada de chuva que caiu no início da tarde desta sexta-feira (24 de maio) agravou o quadro de um homem em situação de rua que se encontrava há aproximadamente três meses na parte de baixo da ponte sobre o rio Ponte Grande, na avenida Presidente Vargas. O rapaz não expressa nenhum tipo de sinal de comunicação, por isto são desconhecidos seu nome, idade, origem e documentação. Contudo, aparenta ter entre 30 e 35 anos e características físicas e de idioma com descendência africana.

O perigo da chuva intensa em poucos minutos fez com que a Defesa Civil Municipal e o serviço de Abordagem Social da Secretaria da Assistência Social e Habitação se mobilizassem para o resgate imediato do homem, em decorrência de o nível das águas subir depressa, estando a apenas 30 centímetros de distância dele. No momento ele estava dormindo e não percebeu o risco de afogamento. A solicitação de auxílio foi feita por populares via contato telefônico.

Após o salvamento feito pelo secretário executivo da Defesa Civil, Jean Felipe de Souza, e pelos agentes, o homem foi encaminhado para a Abordagem Social, em que profissionais se dirigiram ao local e em conversa convenceram o possível refugiado a ser levado para o Acolhimento POP, uma casa situada na rua Frei Gabriel, próximo à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), onde poderá tomar banho, receber refeições, vestuário, pernoitar em uma cama confortável com cobertores e edredons, e receber atendimento de equipe multidisciplinar com suporte psicológico e de assistente social, bem como participar de grupo de apoio e ter encaminhamento para colocar a documentação em dia depois de sanadas suas necessidades básicas e, se possível, conhecida sua história, aliando técnica, afeto e humanização.

Ele entrou na casa às 16h30min. De acordo com a assistente social da Abordagem Social, Danielle Hoffman, assustado e trêmulo, ele começa a receber a assistência nesta tarde.

O possível imigrante refugiado não possui ferimentos e passa a ser cuidado pela prefeitura. Em etapas seguintes será desenvolvido o trabalho de ajuda para descobrir pontos de sua vida para tentar lhe ajudar.

O serviço de Abordagem Social presta atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. Os contatos do serviço são 98406-2980 e 99921-1125. Aceita-se ligações a cobrar.




Homem em situação de rua na ponte da Presidente Vargas é resgatado pela Defesa Civil e Abordagem Social Homem em situação de rua na ponte da Presidente Vargas é resgatado pela Defesa Civil e Abordagem Social Reviewed by Lages Diário on maio 24, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.