O evento segue até o sábado, dia 25, nas cidades de Lages, Correia Pinto e Otacílio Costa. 

em Lages/SC 

📷 Catarinas Comunicação / Divulgação
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc),  abriu as comemorações da Semana da Indústria 2019 na segunda-feira (20), em Santa Catarina. Na Serra Catarinense, a programação gratuita, segue até sábado (25), nas cidades de  Lages, Correia Pinto e Otacílio Costa. A palestra Industria 4.0, com o engenheiro mecânico da 3M, Carlos Camargo, lotou o auditório da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), em Lages no primeiro dia de programação.

Com experiência de mais de 25 no setor da indústria, o profissional acredita que desafio é mudar o mindset, a forma de pensar.  Para ele, o real foco no cliente está no redesenho dos processos internos, e não dos produtos. Ele destaca também que na era digital aprendizado e conhecimento andam juntos. “Conhecimento é o único ativo que se multiplica ao ser dividido. Uma empresa, de fato inovadora, investe em cultura do aprendizado e tem na colaboração uma forte aliada”.

Carlos trouxe para o público diversos exemplos de inovações que estão sendo desenvolvidas e implementadas pelo mundo, e frisa: “Indústria 4.0 é uma jornada e não um fim. É o tempo do conhecimento. Países desenvolvidos já falam em Era 5.0 e, discutem como será o relacionamento de humanos e máquinas”.

Outro recado deixado pelo palestrante é que o senso comum na área da inovação ainda valoriza as grandes ideias. Mas lembra que no mercado o que vale é a execução. “É preciso fomentar a geração de ideias e fazer com que elas circulem dentro das corporações, passem por críticas, testes, aperfeiçoamentos e se transformem em valor para a empresa e o mercado”.

Semana da Indústria segue com programação gratuita até sábado, dia 25 de maio 

A gerente regional do Sesi/Senai na Serra Catarinense, Silvia De Pieri Oliveira, destaca que a indústria trabalha para ser ainda mais competitiva e com isso precisa estar conectada e atualizada, olhando para os investimentos tecnológicos do setor e atenta ao desenvolvimento e bem estar das pessoas.

“Durante a semana toda nós teremos uma programação ampla e intensa, todos os dias com atividades que tratarão de temas relacionados à gestão de saúde e segurança, liderança, inovação no mercado metalomecânico, e ainda qualidade de vida, finalizando com um torneio com atividade recreativas e esportivas para os trabalhadores e familiares da indústria”.

Programação:

21 de maio (terça-feira)

Lages - 19h-  Palestra: Avanços e lançamentos no mercado Metalmecânico – Empresa Dewalt – Black & Decker.
Local: Auditório do Senai, em Lages.

22 de maio (quarta-feira)

Otacílio Costa - 8h30 – Café com a nutricionista – Open Day 
Local - Sesi Academia

Lages – 19h - Palestra: Qual Impacto da liderança no resultado de um negócio? (Tuly Rocha) 
Local: Auditório do Senai – Em Lages

23 de maio (quinta-feira)

Correia Pinto - 8h30 - Café com a nutricionista - Open Day 
Local: Sesi Academia

Lages – 8h30 - Café com RHs (indústrias e sindicatos patronais)
Apresentação Sesi Viva +  plataforma completa de Saúde e Segurança do Trabalho (SST)
Melhoria do desempenho industrial: como reduzir desperdícios.
Local: Auditório do Senai

24 de maio (sexta-feira)

Lages – 8h30 - Trilha SIPAT na indústria  
Local: Salão social do Sesi – Gethal

25 de maio (sábado)

Lages - 9h- Torneio da Indústria 
Local: Unidade do Sesi – Gethal