“Para se implantar uma rótula, inicialmente é preciso estudo técnico que leva em conta o fluxo de veículos, o qual tem aumentado muito naquela área de acesso ao bairro São Francisco, ao Orion Parque e ao IFSC.

Por IRAN ROSA DE MORAES da ASCOM PML,
em Lages/SC 

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML
Uma rótula será implantada no ponto de entroncamento das ruas Professor Simplício e Heitor Villa Lobos, no bairro São Pedro, ponto de acesso ao Bairro São Francisco e ao Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC). Este dispositivo tem o objetivo de proporcionar segurança para pedestres e motoristas.

As obras estão sendo executadas pela secretaria de Planejamento e Obras em parceria com a Diretoria de Trânsito (Diretran) e atende reivindicação da comunidade, em virtude ao aumento do fluxo de veículos. “Para se implantar uma rótula, inicialmente é preciso estudo técnico que leva em conta o fluxo de veículos, o qual tem aumentado muito naquela área de acesso ao bairro São Francisco, ao Orion Parque e ao IFSC. Além disso, é uma determinação direta do prefeito Antonio Ceron, para que esta rótula seja implantada”, fala o secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte.

Inicialmente, os trabalhos consistem na construção e pavimentação das faixas de acostamento, melhoria na rede pluvial (sistema de drenagem das águas das chuvas) com implantação de caixas de inspeção, desobstrução de tubos de concreto, bem como ampliação da rede pluvial.

Na segunda fase, técnicos da Diretran, coordenados pelo engenheiro Sérgio Todeschini, farão a implantação dos taxões que delimitarão a rótula, e todo o sistema de sinalização horizontal e vertical de trânsito.