Defesa Civil de Lages em alerta com previsão de chuva forte para sexta-feira e sábado (10 e 11/05)


Boletim da Defesa Civil de Santa Catarina aponta que o acumulado pontual de chuva pode ser mais de 100 milímetros entre os dois dias.

Por LD,
em Lages/SC 

📷 Arquivo / LD Comunicação
O diretório da Defesa Civil em Lages está em alerta desde a tarde desta quinta-feira (9) após a Defesa Civil de Santa Catarina juntamente com a Epagri/Ciram emitirem boletins informando da possibilidade de chuva com alto volume acumulado em um curto período entre essa sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de maio, em Lages e também em toda a região da Serra Catarinense. O acumulado pontual pode passar dos 100 milímetros entre os dois dias, mais do que a média esperada para todo o mês de maio. Além disso, os boletins informam que podem ocorrer rajadas de vento intensas no sentido noroeste de 60 a 70 km/h nesta sexta-feira.

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Jean Felipe Souza, toda a equipe está de prontidão e em sistema de alerta para qualquer anormalidade causada pelas possíveis chuvas. “Pedimos principalmente para que a comunidade ribeirinha tenha muita atenção e cuidado com as chuvas. Qualquer emergência estaremos prontos para agir com nossos equipamentos e maquinários em todo os pontos da cidade”, pontua Jean.

A Defesa Civil reitera algumas recomendações em caso de intempérie como por exemplo a de a pessoa se proteger em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Em caso de alagamentos, evite o contato com as águas e não dirija veículos em lugares alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e riachos.

Outra recomendação é em caso de enxurradas. Evite ficar próximo às margens de rios, principalmente em regiões de relevo acentuado, por exemplo, em locais com cachoeiras, onde muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo, sendo que a força da água que surge repentinamente pode arrastar pessoas, carros, árvores e pedras por vários quilômetros.

Em casos de deslizamentos é recomendado ficar atento a qualquer tipo de movimentação de terra ou rochas próximas as residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é necessário que a família saia imediatamente da casa e acione a Defesa Civil do município através do telefone 199 ou ainda o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Previsão do tempo

A sexta-feira deve ser de maior nebulosidade em Santa Catarina, com chuva a partir da tarde do Oeste ao Litoral Sul, chegando às demais áreas durante à noite. Acumulado de chuva mais significativo do Oeste ao Sul com risco de temporais isolados devido à formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil. A temperatura durante a sexta-feira fica elevada, com sensação de ar abafado no Litoral e na região Norte do Estado.

Para o sábado, o tempo deve ficar instável e encoberto com chuva em todas as regiões do Estado. Segue o risco de chuva e temporais do Oeste ao Sul de Santa Catarina. As temperaturas ficam amenas e a partir do fim do dia começam a cair.

Em Lages, a mínima na sexta-feira é de 15ºC e a máxima fica em torno dos 17ºC. Já para o sábado, a mínima é de 13ºC e a máxima não ultrapassa os 16ºC.




Defesa Civil de Lages em alerta com previsão de chuva forte para sexta-feira e sábado (10 e 11/05) Defesa Civil de Lages em alerta com previsão de chuva forte para sexta-feira e sábado (10 e 11/05) Reviewed by Lages Diário on maio 09, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.