A Praça do CEU em Lages é uma gestão compartilhada entre as secretarias de Assistência Social e Habitação, Educação, Fundação de Esportes e a gerência administrativa da Fundação Cultural de Lages (FCL).

Por FABRICIO FURTADO da FCL,
em Lages/SC 

📷 Divulgação
O Centro de Artes Esportes Unificados (CEU) de Lages, chamado de Praça do CEU, localizado entre o ginásio Jones Minosso e o Senai, no bairro Universitário, recebe a partir da próxima terça-feira (28 de maio) mais uma atividade gratuita. Através da parceria entre Fundação Municipal de Esportes (FME) e Fundação Cultural de Lages (FCL), o técnico desportivo e professor, Luciano Justi será o responsável pelas aulas de xadrez em dois dias da semana. Nas terças-feiras das 9h às 12h e das quartas-feiras das 13h às 18h.

O técnico Luciano Justi tem muitos anos de experiência na modalidade. Foi vice-campeão brasileiro universitário em 2002, medalhista em Jogos Abertos e por inúmeras vezes foi premiado com títulos representando Lages. Com orgulho, lembra que foi o primeiro professor de xadrez do mestre internacional, Alfeu Varela.

A história de Justi na modalidade começou por acaso, quando aos 12 anos de idade foi fazer um trabalho escolar na casa do seu primeiro professor de xadrez, o seu amigo Daniel Ghizoni. “Foi exatamente no dia 30 de março de 1992 que eu vi e toquei em um tabuleiro de xadrez pela primeira vez na minha vida. A partir daquele dia o meu amigo me ensinou como jogar e depois disso tive outros mestres como o professor Marco Cordeiro e tantas outras figuras importantes”, lembra.

Graduado em educação física, e especialista em treinamento desportivo, também atua na escolinha de xadrez no Ginásio Ivo Silveira pela Fundação Municipal de Esportes (FME) às segundas-feiras das 14h às 22h.

A proposta de iniciar aulas de xadrez na Praça do CEU partiu da parceria entre as Fundações de Esportes e Cultural. “Na Praça do CEU nós vamos associar também a parte social do projeto, é a inserção das pessoas através do esporte”, acredita o técnico.

A Praça do CEU em Lages é uma gestão compartilhada entre as secretarias de Assistência Social e Habitação, Educação, Fundação de Esportes e a gerência administrativa da Fundação Cultural de Lages (FCL). Para mais informações sobre cursos e atividades na Praça do CEU, ligue para 3224-7163.