Projeto Saúde na Medida Certa agracia mais de 100 moradores em cinco bairros de Lages


Homens e mulheres na faixa etária de 30 a 70 anos, contudo, também podem participar crianças e adolescentes acompanhados de um responsável.

Por DANIELE MENDES DE MELO da ASCOM PML,
em Lages/SC 

📷 Divulgação

Desde o dia 1º de fevereiro deste ano está em desenvolvimento o Projeto Saúde na Medida Certa na Atenção Básica à Saúde, promovido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros São Pedro, Santa Helena, Promorar/Bela Vista e Petrópolis, cujos moradores são os participantes beneficiados pela proposta. São mais de 100 usuários contemplados, pertencentes às áreas de abrangência das Unidades de Saúde dos referidos bairros. Homens e mulheres na faixa etária de 30 a 70 anos, contudo, também podem participar crianças e adolescentes acompanhados de um responsável.

O Projeto iniciou em fevereiro por iniciativa Nasf 4 sob a coordenação do educador físico, Marcos de Souza, com participação da nutricionista Viviane Krebs e a atuação das psicólogas Karen Pereira e Ana Cristina Carvalho, e da assistente social, Simone Santos, bem como o apoio de quatro estagiárias da graduação em Nutrição. Proporcionar a comunidade do território atendida pelo Nasf 4 um programa motivacional de mudança de hábitos e atitudes com relação à alimentação saudável e a prática da atividade física é o mote desta mobilização.

Os encontros são realizados no bairro São Pedro no salão da Igreja Católica do bairro, das 9h às 10h30min; no bairro Santa Helena acontecem no salão da Igreja Pentecostal, das 9h às 10h30min; no bairro Promorar/Bela Vista são realizados na Unidade de Saúde, das 8h30min às 10h, e no bairro Petrópolis no salão da Igreja Católica, das 9h às 10h30min todas as sextas-feiras.

O método de trabalho deste Projeto consiste em uma abordagem motivacional semanalmente com os participantes, apresentando temas de forma concisa, como a alimentação saudável, prática sistemática de exercícios físicos e atividade física, metas individuais de peso corporal ideal para estatura, importância do sono para a saúde, estresse, ansiedade, meditação e medidas antropométricas, além das sessões de auriculoterapia (técnica antiga que serve para tratar até 200 sintomas do corpo através de vasos e canais situados na orelha, promove alívio das dores, enxaqueca, trata a insônia e também problemas e disfunções de caráter psicológico), oportunidades para ser mais ativo, gasto calórico, alimentos ricos em fibras e valor energéticos dos alimentos.

Não há intervenção deste grupo em outros bairros. “O que acontece é que estes grupos têm início, meio e fim, ou seja, são desenvolvidos em quatro meses no primeiro semestre de 2019, e serão abertas novas turmas para o segundo semestre. Aquelas pessoas que têm interesse podem deixar seu nome e contato na recepção da Unidade Básica de Saúde da região onde mora, para iniciar no Projeto no segundo semestre”, explica Marcos de Souza.

Sobre a repercussão do Projeto, chegado ao terceiro mês os profissionais perceberam resultados com significativa satisfação na melhoria dos usuários em componentes ligados à saúde, como diminuição do peso corporal; maior resistência física; força, disposição para atividades da vida diária, de atividade física e social; evoluções nos hábitos alimentares; redução do consumo de produtos industrializados, sal, açúcar e gorduras; diminuição de quadros de depressão e ansiedade, e sentimentos de gratidão, cooperação e amizade entre os colegas de grupo e os profissionais da saúde. “Como profissionais estamos muito satisfeitos com os resultados parciais que estamos observando nos grupos de Saúde na Medida Certa”, complementa Marcos de Souza.



Projeto Saúde na Medida Certa agracia mais de 100 moradores em cinco bairros de Lages Projeto Saúde na Medida Certa agracia mais de 100 moradores em cinco bairros de Lages Reviewed by Lages Diário on abril 23, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.