Parques estaduais são opções de passeio nesse feriado


Em diferentes regiões do Estado, os Parques oferecem trilhas, muito verde e sossego.

Por CLAUDIA XAVIER do IMA,
em Florianópolis/SC  

📷 Parque das Araucárias. (Foto: Eduardo Mussatto / IMA)

Feriado prolongado é o motivo ideal para sair da rotina. E a natureza tem centenas de encantos para entreter, divertir e relaxar. Em Santa Catarina, algumas das opções são as Unidades de Conservação Estaduais. Em diferentes regiões do Estado, os Parques oferecem trilhas, muito verde e sossego. Para quem deseja passar os dias de folga junto à natureza, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga os horários de funcionamento dos Parques neste feriadão de Páscoa.

📷 Parque Rio Canoas. (Foto: Divulgação / IMA)

Parque Estadual Rio Canoas – Campos Novos

Quinta e sexta – 09h às 17h
Sábado e domingo – 13h às 17h
Entrada gratuita

O local oferece duas trilhas ecológicas: Trilha das Águas (4.400 metros de extensão) e a Trilha do Cemitério (600 metros). A primeira passa por pontos recheados de belezas e riquezas naturais. No segundo trajeto o diferencial são os aspectos históricos.

📷 Parque Fritz Plaumann. (Foto: Divulgação / IMA)

Parque Estadual Fritz Plaumann – Concórdia

Quinta e sexta-feira – 14h às 17h (período da manhã com agendamento)
Sábado – 09h às 17h
Domingo – 13h às 18h
Entrada gratuita

O Parque conta com excelente infraestrutura para atender moradores e turistas da região. Além das belezas naturais do Parque, os visitantes recebem acompanhamento dos grupos e trabalhos de interpretação e educação ambiental nas quatro trilhas, as quais dispõem de estruturas como: decks, pontilhões, ponte pênsil, mirante, perfazendo mais de seis quilômetros de percurso em trilhas. Os guias contam detalhes da história do Parque, da criação, das espécies encontradas na região e do ambientalista naturalista que dá nome ao local. Na sequência, é hora de estar bem perto da natureza. O visitante escolhe a trilha mais adequada para fazer e, além de contemplar a natureza, pode se divertir na ponte pênsil ou apreciar a vista em belos mirantes.

📷 Parque das Araucárias. (Foto: Divulgação / IMA)

Parque Estadual das Araucárias – São Domingos e Galvão

Quinta e sexta-feira – 09h às 17h
Sábado e domingo – 13h às 17h
Entrada gratuita

A Unidade de Conservação oferece infraestrutura para os visitantes (centro de visitantes, sala de ambientação), eventos (auditório e espaço aberto) e pesquisadores (casa de alojamento). Conta com três trilhas ecológicas: Trilha do Mirante das Araucárias, Trilha da Cascata e Trilha da Corredeira do Rio Araçá.
                                   
📷 Parque Rio Vermelho. (Foto: Divulgação / IMA)

Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis

Quinta, sexta, sábado e domingo – 09h às 17h
Valor dos ingressos: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (estudantes, idosos e moradores do entorno), crianças com até 5 anos de idade são isentas de pagamento).

A visitação pública ao Parque é livre nas trilhas e nos acessos à praia do Moçambique e à Lagoa da Conceição. Os visitantes podem passear pela Trilha Aquática, lançada recentemente, ou pela Trilha Ecológica, guiada, onde é possível conhecer animais silvestres tratados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e que não podem voltar à natureza.

📷 Parque da Serra do Tabuleiro. (Foto: Divulgação / IMA)

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – Grande Florianópolis

Quinta, sexta, sábado e domingo – 09h às 16h
Entrada gratuita

O Parque tem sua sede em Palhoça, na Baixada do Maciambu. O local conta com um centro de visitantes e trilhas educativas. Possui ainda dois centros temáticos na sede dos municípios de Imaruí e de São Bonifácio. A imensidão de espécies e vegetação praticamente intocáveis tornam a Serra do Tabuleiro um dos principais tesouros catarinenses.




Parques estaduais são opções de passeio nesse feriado Parques estaduais são opções de passeio nesse feriado Reviewed by Lages Diário on abril 16, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.