No CartonDruck, o produto já representa 5% da produção e a expectativa é aumentar em quatro vezes a participação neste mercado.

Por CAMILA TIBES da OFICINA DE PALAVRAS,
em Blumenau/SC 

📷 Divulgação / CartonDruck

A busca por um mundo mais sustentável e menos poluído cresce a cada dia no mundo todo. Depois do movimento para o não uso de canudos de plástico, neste ano a discussão para que os copos do mesmo material tenham o mesmo fim entram em cena aqui no Brasil. No Distrito Federal, uma lei para proibição do uso de ambos está em tramitação e, em cidades como o Rio de Janeiro, o debate está em pauta. O objetivo é que estabelecimentos sirvam bebidas usando canudos e copos biodegradáveis ou feitos de materiais como vidro ou inox, gerando cada mais conscientização e preservação ambiental. Grandes marcas de bebidas também passarão a partir deste ano a oferecer embalagens com canudos de papel em seus produtos.

Há alguns anos, a CartonDruck, uma das mais conhecidas indústrias gráficas da América Latina, já fabrica copos de papel para os mais diversos segmentos. “A produção de copos de papel representa menor uso de água, emissão de gases nocivos e enquanto um copo plástico descartável demora mais de 400 anos para se decompor, o de papel leva 18 meses. Há vários anos estamos nos adaptando a um formato ambientalmente responsável.  Somos especializados em embalagens de papel para clientes que incluem os maiores players do Brasil em cosméticos, remédios e fast food. Defendemos e fazemos o uso de papéis reciclados em detrimento ao plástico”, explica Hercílio Baumgarten, presidente da CartonDruck.

No parque fabril de 15 mil metros quadrados, instalado em Blumenau (SC), são produzidos 12 milhões de copos de papel por mês. Nos próximos cinco anos, o objetivo é atingir 48 milhões de unidades mensalmente. Hoje, a empresa fatura R$ 170 milhões por ano e planeja destinar investimentos de cerca de R$ 36 milhões nesta área, já que o produto representa 5% do faturamento e a meta é aumentar a participação em 20%.

Mesmo ainda havendo um percentual de acréscimo no valor final em relação aos produzidos com plástico. De acordo com a diretora, Ticiana Baumgarten, aos poucos os clientes investem nesse tipo de produto e a cultura do não uso de plástico está mais presente nas empresas. “Vemos um costume maior do não uso de plástico dentro das empresas, muitos dos nossos clientes não disponibilizam mais utensílios de plástico para o consumo de água e café, por exemplo”, destaca. Embora esse tipo de produto ainda custe muito mais do que uma réplica de plástico, que fica entre 30% e 40% mais barata, além da sustentabilidade, as opções de papel ainda permitem uma melhor impressão de logomarcas e imagens.

Plástico x Papel – em números

- 8,3 bilhões de toneladas de plástico utilizadas no planeta entre 1950 e 2015
- 10 anos é o prazo que o Senado Federal deseja trocar o plástico por materiais biodegradáveis em embalagens para alimentos
- 85% dos plásticos utilizados anualmente na produção nacional não são reciclados
- 10% destes plásticos não reciclados vão parar nos oceanos
- Até 2050, acredita-se que haverá mais plástico do que peixes nos oceanos mundiais
- Mesmo o plástico não visível, chamado de microplástico, contribui de maneira nociva à natureza
- 90% dos copos de papel são de fonte renovável, que contribui para a redução do impacto ambiental global 

A CartonDruck

Um mundo ainda melhor é o que a empresa com sede em Blumenau quer deixar para as futuras gerações. Responsabilidade social e preservação dos recursos do planeta é um dever de todos e a CartonDruck leva esta sustentabilidade a sério. Por isso, assegura o respeito aos Direitos Humanos e os processos produtivos são voltados para um novo modelo de desenvolvimento que garantem o manejo eficiente e sustentável dos insumos e matérias-primas. De olho na inovação, a empresa mantém normas rígidas que protegem assuntos sigilosos, assim como novos projetos e desenvolvimento de produtos. Isso porque, quando se fala em inovação, não se refere apenas a diferentes tipos de materiais, mas também a ideias de novas aplicações e formatos que destacam a sua marca no mercado.