Três reuniões nas noites de quarta, quinta e sexta-feira apresentarão debates relacionados à mulher: desde a questão da violência e feminicídio, a dicas de prevenção à saúde e palestras de empoderamento feminino.

Por EVERTON GREGÓRIO da CÂMARA DE LAGES,
em Lages/SC 

📷 Arte: Eduarda de Liz / Câmara de Lages

A semana pós-feriado de Carnaval na Câmara de Lages será de atenção especial à parcela feminina da população lageana. Três reuniões nas noites de quarta, quinta e sexta-feira apresentarão debates relacionados à mulher: desde a questão da violência e feminicídio, a dicas de prevenção à saúde e palestras de empoderamento feminino.

No dia 6 (quarta) acontece a audiência pública com o tema “Feminicídio e violência contra a mulher: enfrentar é nosso dever”. Proposta pela vereadora Aida Hoffer (PSD), a reunião tem início a partir das 19h, no Plenário Nereu Ramos. Autoridades ligadas à causa da mulher foram convocadas e convidadas a participar da discussão no intuito de se apontar alternativas e caminhos para amenizar e solucionar este problema tão latente no país e em nossa cidade. No Legislativo Lageano, Aida é a presidente da Frente Parlamentar de Combate a Violência Contra a Mulher.

O Plenário da Câmara é o local, na quinta (7), às 19h, da posse da primeira diretoria do Observatório dos Direitos da Mulher Caroline Santos Ramires, organismo vinculado ao Instituto PHD – Potencial Humano em Desenvolvimento. O grupo também apresentará à sociedade lageana seu Plano de Trabalho e Diretrizes de Ação. Desde a instituição deste Observatório, em 5 de janeiro de 2018, os trabalhos têm sido desenvolvidos junto ao Instituto Dorvalino Comandolli (IDC Brasil), entidade parceira à causa dos direitos da mulher em situação de vulnerabilidade.

No Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 8 de março, uma sessão especial vai reforçar as demandas trabalhadas na semana, apresentará palestras de inclusão social e empoderamento e ainda prestará homenagens a mulheres com destacadas atividades na comunidade lageana, bem como às que prestigiarem a reunião no Plenário Nereu Ramos da Câmara. A proposição teve a autoria do vereador David Moro (MDB) e tem início também às 19h.