Secretaria do Meio Ambiente instala barreira ecológica no rio Carahá


Equipamento é simples, mas pode provocar efeitos mais amplos, com a colaboração de motoristas e pedestres que passam perto do rio.

Por DANIELE MENDES DE MELO da ASCOM PML,
em Lages/SC 

📷 Secretaria de Meio Ambiente / Divulgação

Nesta sexta-feira (8 de março), a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente instalou uma barreira ecológica no rio Carahá, na avenida Belizário Ramos, em ponto próximo ao Fórum Nereu Ramos. A medida visa conter os possíveis resíduos sólidos que sejam jogados e acabem caindo dentro do rio. Esta foi a primeira experiência e passará por monitoramento diário para se constatar a necessidade de alguma adequação.

A barreira é composta por galões agrupados, disponibilizados pela prefeitura, e envoltos por uma rede, cedida pela Fundação Municipal de Esportes (FME). Portanto, a medida teve custo zero para o Poder Público e foi produzida com materiais recicláveis, uma das premissas da sustentabilidade.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), antiga Fundação do Meio Ambiente (Fatma), já foi comunicado da providência no caso de restrição ou sugestão. O órgão liberou a ação. “Nós sabemos que devemos atuar na causa do problema, mas infelizmente temos ciência de que acontece este descarte indevido. Contamos com a conscientização de toda a comunidade, pois o rio faz parte da história, é uma referência e compõe nossas principais riquezas naturais”, salienta a engenheira ambiental, Jessica Quinatto. A recomendação para a população é que ajude a manter a barreira intacta e contribua com a natureza não depositando materiais impróprios dentro do rio.




Secretaria do Meio Ambiente instala barreira ecológica no rio Carahá Secretaria do Meio Ambiente instala barreira ecológica no rio Carahá Reviewed by Lages Diário on março 08, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.