Para melhorar índice de saneamento básico na serra, entidades e empresas instalam Fórum Permanente


Solenidade será nesta segunda-feira (18) durante abertura da Semana da Água em Lages.

Por CARLA PESSOTTO da ALL PRESS COMUNICAÇÃO,
em Lages/SC

📷 Representantes das entidades que oficializaram a criação do Fórum Permanente em Saneamento Básico, em fevereiro deste ano. (Foto: Divulgação)

Lages conta com apenas 33% do esgoto coletado e, destes, só 39% recebem tratamento adequado. Para conscientizar a população e desenvolver estratégias de ação para mudar essa situação, instituições públicas e privadas juntaram forças e criaram o Fórum Permanente em Saneamento Básico do município. A solenidade de lançamento será na próxima segunda-feira (18/3), durante a abertura da Semana da Água, no Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto, às 15h, com a assinatura, por representantes das entidades envolvidas, de um manifesto de comprometimento com a melhoria do saneamento básico e da qualidade de vida no município.

A ideia da criação do Fórum Permanente em Saneamento Básico nasceu de um encontro realizado em janeiro passado, por iniciativa do Banco da Família e da Tigre Tubos e Conexões e com a participação do poder público municipal, universidades da região, polícia militar ambiental, entidades gestoras de água e instituições públicas e privadas. “Além de investimentos para a ampliação da rede de coleta e tratamento, precisamos conscientizar a população sobre a importância do saneamento e da água tratada”, diz Isabel Baggio, presidente do Banco da Família. “Muitos moradores não sabem também que é responsabilidade deles conectar as casas à rede pública

A Semana da Água, que acontece até sábado (23), terá uma programação abrangente com uma série de ações socioambientais e de mobilização da população e que inclui trilhas em cachoeira, caça ao tesouro, visita ao aterro sanitário, cooperativa de reciclagem, minocompostagem ecológica, distribuição de material informativo, palestra, entre outras. “Queremos sensibilizar sobre esse importante tesouro que temos, como utilizá-lo de maneira racional e preservar para as futuras gerações”, diz Isabel.

A iniciativa da Semana é alusiva ao Dia Mundial da Água comemorado na sexta-feira (22/03) e que mobiliza entidades e instituições em todos os países em favor da preservação dos recursos hídricos: embora um terço da superfície da Terra seja de água, apenas 0,008% é potável e serve para o consumo humano.

Programação

18/3 – Segunda-feira

15h - Lançamento e oficialização do Fórum Permanente em Saneamento Básico, atividade de sensibilização e trilha da cachoeira.
Local: Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto

19/03 –Terça-feira
14 às 17h - Ação socioambiental com a presença dos mascotes já existentes no município de Lages, com distribuição de panfletos e materiais informativos da campanha “Todos pelo Saneamento”.
Local: Praça Vidal Ramos Sênior (Praça Terminal Urbano de Lages)

20/03 – Quarta-Feira
17h - Palestra Zoonoses e o Tratamento de Efluentes no Meio Rural
Local: Auditório CCT – Uniplac

21/03 – Quinta-feira
14h -  Projeto Conhecendo os Destinos do Lixo
Local: Visita ao aterro sanitário de Lages, Cooperativa de Reciclagem e Minicompostagem ecológica.

14h e 16h - Capacitação Hidráulica Tigre - profissionais da Águas do Planalto (evento fechado)
Local: Almoxarifado da SEMASA

22/03 – Sexta-feira
9h - Capacitação Hidráulica Tigre - para os Profissionais da Obra
Local: Acil

23/03 – Sábado
9 às 12h - Água, conscientização e diversão (Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz, com participação Voluntários da Alegria)
Local: Parque Jonas Ramos (Tanque)



Para melhorar índice de saneamento básico na serra, entidades e empresas instalam Fórum Permanente Para melhorar índice de saneamento básico na serra, entidades e empresas instalam Fórum Permanente Reviewed by Lages Diário on março 14, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.