Em construção, em área de 1.118 metros quadrados, a empresa Evoluta retoma as obras com 85% da estrutura pronta. Depois de concluído o CEIM funcionará em dez salas de aula, refeitório, área de lazer coberta e parque infantil.

Por IRAN ROSA DE MORAES da ASCOM PML,
em Lages/SC 

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

As obras de conclusão da construção do Centro de Educação Infantil Municipal Promorar foram retomadas nesta semana, pela empresa Evoluta, contratada pela Prefeitura de Lages, e deverão estar concluídas até o final deste ano. Depois de pronto, este CEIM atenderá 300 crianças, no Maternal, Berçário e Pré I e II, em dois períodos (150 de manhã e 150 à tarde).

Para esta fase final de construção, a Prefeitura, através da secretaria de Educação, investe cerca de R$ 700 mil (recursos próprios), sendo que cerca de R$ 1,5 milhão de recursos federais já foram investidos nesta obra.

As obras iniciadas em 2012 deveriam ter ficado prontas em 2014, porém problemas surgidos durante a execução do projeto deixaram as instalações físico-estruturais inacabadas, a quais sofreram várias deteriorações e furtos de materiais.

Segundo explica a secretária da Educação, Ivana Michaltchuck, houveram entraves burocráticos, abandono da obra por parte da primeira empresa que assumiu o compromisso de execução e 16 aditivos. Em 2015 e 2016 a construção ficou paralisada, tendo sido feitas duas novas licitações até 2018. Na primeira delas não se apresentaram concorrentes e a segunda licitação foi vencida pela empresa Evoluta, a qual executa as obras de restauração e conclusão do prédio do CEIM Promorar. O projeto arquitetônico é padrão do Ministério da Educação.

Em construção, em área de 1.118 metros quadrados, a empresa Evoluta retoma as obras com 85% da estrutura pronta. Depois de concluída ela comportará dez salas de aula, refeitório, área de lazer coberta e parque infantil.