A aprovação do aparelho NDB é de suma importância para voos regulares em Lages. Uma possível falha deste aparelho poderia ocasionar a suspensão imediata dos voos no município por parte do Departamento de Controle e Espaço Aéreo.

Por ARI JUNIOR da ASCOM PML,
em Lages/SC 

📷 Arquivo / ASCOM PML
A prefeitura de Lages, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, participou de mais um procedimento de aferição da funcionalidade e operacionalidade dos aparelhos dispostos no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo e que auxiliam a navegação aérea. Desta vez estiveram em Lages técnicos do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), órgão do Ministério da Defesa - Departamento de Controle e Espaço Aéreo. 

Acompanhados do secretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Hoeller de Souza, e do assessor de governo, Agessander José de Souza, os técnicos do GEIV anteciparam que o aparelho chamado de NDB (Rádio Farol, traduzido pelos técnicos em português), do Aeroporto de Lages, tem funcionamento satisfatório para os procedimentos diurnos e noturnos. “Portanto, os voos por instrumentos em nosso Aeroporto são considerados seguros pelos órgãos competentes”, comentou o secretário, Mario Hoeller de Souza.

O Departamento de Controle e Espaço Aéreo emitirá, nos próximos dias, o documento oficial aprovando o equipamento. “Para se ter uma ideia da importância deste procedimento, a possível reprovação do aparelho NDB do Aeroporto de Lages poderia ocasionar a imediata suspensão dos voos regulares”, salientou o secretário.

Para gerir o espaço aéreo brasileiro com segurança e eficácia, o Departamento de Controle e Espaço Aéreo precisa manter aferidos e em operação seus equipamentos de auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso, bem como procedimentos de navegação aérea de grande precisão. O GEIV tem por missão aferir a eficácia destes sistemas, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas as aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas.