Grupo Especial de Inspeção em Voo atesta seguridade nos voos diurnos e noturnos por instrumentos em Lages


A aprovação do aparelho NDB é de suma importância para voos regulares em Lages. Uma possível falha deste aparelho poderia ocasionar a suspensão imediata dos voos no município por parte do Departamento de Controle e Espaço Aéreo.

Por ARI JUNIOR da ASCOM PML,
em Lages/SC 

📷 Arquivo / ASCOM PML
A prefeitura de Lages, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, participou de mais um procedimento de aferição da funcionalidade e operacionalidade dos aparelhos dispostos no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo e que auxiliam a navegação aérea. Desta vez estiveram em Lages técnicos do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), órgão do Ministério da Defesa - Departamento de Controle e Espaço Aéreo. 

Acompanhados do secretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Hoeller de Souza, e do assessor de governo, Agessander José de Souza, os técnicos do GEIV anteciparam que o aparelho chamado de NDB (Rádio Farol, traduzido pelos técnicos em português), do Aeroporto de Lages, tem funcionamento satisfatório para os procedimentos diurnos e noturnos. “Portanto, os voos por instrumentos em nosso Aeroporto são considerados seguros pelos órgãos competentes”, comentou o secretário, Mario Hoeller de Souza.

O Departamento de Controle e Espaço Aéreo emitirá, nos próximos dias, o documento oficial aprovando o equipamento. “Para se ter uma ideia da importância deste procedimento, a possível reprovação do aparelho NDB do Aeroporto de Lages poderia ocasionar a imediata suspensão dos voos regulares”, salientou o secretário.

Para gerir o espaço aéreo brasileiro com segurança e eficácia, o Departamento de Controle e Espaço Aéreo precisa manter aferidos e em operação seus equipamentos de auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso, bem como procedimentos de navegação aérea de grande precisão. O GEIV tem por missão aferir a eficácia destes sistemas, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas as aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas.



Grupo Especial de Inspeção em Voo atesta seguridade nos voos diurnos e noturnos por instrumentos em Lages Grupo Especial de Inspeção em Voo atesta seguridade nos voos diurnos e noturnos por instrumentos em Lages Reviewed by Lages Diário on março 29, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.