O treinamento foi ministrado pelo 3º sargento Andrino Costa e pela cabo Graziela Formiga de Aguiar, do 5º Batallhão de Bombeiros Militar (BBM) na última quinta-feira (21).

Por EVERTON GREGÓRIO da CÂMARA DE LAGES,
em Lages/SC 

📷 Câmara Lages / Divulgação

Os servidores municipais do Poder Legislativo Lageano receberam nesta quinta-feira (21) um treinamento de primeiros socorros ministrado pelo 3º sargento Andrino Costa e pela cabo Graziela Formiga de Aguiar, do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (5ºBBM).

Os bombeiros apresentaram conceitos, orientações e técnicas de como proceder em diversos casos onde se necessita um atendimento rápido à vítima, até a chegada da equipe de socorro, seja dos bombeiros ou do Samu. Foram pontuados acontecimentos como engasgamento, afogamentos, traumas, infartos e paradas cardiorrespiratórias, crises convulsivas, hemorragias, queimaduras, acidentes de trânsito, choque elétrico, picadas de animais peçonhentos, entre outros que podem eventualmente necessitar de auxílio, especialmente em locais de grande concentração de pessoas, como a Câmara Municipal.

Para todos os casos, a primeira orientação é manter a calma, avaliar a gravidade do acontecimento e acionar imediatamente a central de emergência (192 – Samu e 193 – Bombeiros), para que, mesmo que seja necessário um primeiro atendimento, a equipe possa se deslocar ao local para prestar o serviço mais adequado. Para assegurar a condição da vítima, os palestrantes reafirmaram a necessidade de constatação da movimentação, do batimento cardíaco e da respiração da pessoa atendida.
A iniciativa do curso foi motivada pelo vereador Bruno Hartmann (PSDB), proponente do requerimento 017/2019, aprovado em fevereiro na Câmara. A reunião também teve o intermédio do presidente Vone Scheuermann (MDB), que acompanhou todo o treinamento.