Escola Municipal de São Joaquim recebe o nome do Professor Luiz Waltricke Matos


Hoje, aos 74 anos, o homenageado e grande mestre não mediu esforços para transmitir o conhecimento.

Por ASCOM PREFEITURA DE SÃO JOAQUIM,
em São Joaquim/SC

📷 ASCOM Prefeitura de São Joaquim / Divulgação
Na noite deste sábado (23/02), na localidade de São Francisco Xavier (Boqueirão), aconteceu a emocionante sessão solene com intuito de conceder o nome da Escola Isolada Boqueirão para Escola Municipal Luiz Waltricke Matos. O presente projeto de lei, (N°4.598 de 04 de dezembro de 2018) foi apresentado na Câmara Municipal de Vereadores, através do vereador Antônio Dalton Nunes Silveira e foi sancionada pelo Prefeito Municipal Giovani Nunes.

A solene homenagem teve como protagonista o senhor Luiz Waltricke Matos, professor admirado por todos. Nascido na localidade de São Francisco Xavier, o grande mestre não mediu esforços para transmitir o conhecimento. Hoje, aos 74 anos, o eterno professor carrega uma bagagem emocionante e, sobretudo, muito gratificante. “É um imenso prazer poder ter o privilegio de receber essa grande homenagem. Foi nessa escola que eu aprendi e ensinei. Hoje é um dia muito feliz. Jamais esquecerei!” pontuou o mestre.

A cerimônia contou com a presença de inúmeros admiradores e familiares, que afirmam a grande importância desse título à escola. A mesa oficial foi composta pelo Excelentíssimo Prefeito Giovani Nunes, acompanhado pelo Excelentíssimo senhor Presidente da Câmara de Vereadores, Joaquim Costa Borges Junior; pelo Senhor Secretário Municipal de Educação Cultura e Desporto, Fabiano Padilha; pelo Senhor Antônio Dalton Nunes, Vereador apresentante da preposição que nomeia a unidade escolar; pelo Senhor Ex Governador do Estado de Santa Catarina, Henrique Helion Velho Cordova e pela Senhora Elenita Abel Cechinel, professora efetiva na E.M Luiz Waltricke Matos.

Muitas foram as homenagens prestadas ao longo da noite. Seu filho e ex-aluno, Luiz Nilsonei Matos, emocionou a todos com seu discurso, seguido das belíssimas homenagens feitas pelas crianças, que hoje estudam na escola. De forma natural, Luiz Waltricke Matos deixou sua marca em diversas gerações. Agora, oficialmente, seu nome e sua história serão eternizados!

📷 ASCOM Prefeitura de São Joaquim / Divulgação

Confira na íntegra a Biografia do Senhor Luiz Waltricke Matos:

No inverno de 1945, no dia 29 de julho nasceu no sítio esperança na margens do Rio Pelotas na divisa do Estado de Santa Catarina com Rio Grande do Sul, na localidade de São Francisco Xavier, Luiz Waltricke Matos, filho de Antônio Waltricke Matos e Julieta de Souza Matos.

Em 1952, ingressa na primeira série na E.I.E Boqueirão, com o professor Domingos Pereira Portela e Constância Flores Nunes, estudando nessa escola até o 4 série primária.

Quando conclui o Ensino Fundamental fez o 5° série primária que na época era chamada de amissão com o mesmo professor. Domingos Pereira Portela.

Aprovado para cursar o Ginários, como era chamado na época, cursa até o 8° ano por correspondência no Instituto Universal Brasileiro. Demonstrando que mesmo quando se mora no interior com difícil acesso é possível prosseguir os estudos.

Sua primeira escola foi a Escola Honorato Francisco de Souza, na serraria Bolson, que era localizada onde hoje se encontra a Agropecuária São Luiz.

Em 1963, continua lecionando na mesma escola José Manoel Godinho as margens do Rio Pelotas.
Seu descolamento até as escolas era feita a pé, pois residia na vila de boqueirão. Assim, percorria em torno de 10km por dia.

Ainda eram os professores responsáveis pela limpeza da escola, confecção da merenda e fora do horário escolar ainda ministrar a catequese.

Em 1971, casou-se com Divina dos Santos Matos, e vai lecionar na Escola Da Serraria Dalpizol na Ronda localidade de Boava.

Em 1973, é chamado para lecionar na Escola do Boqueirão, local onde residiu em uma das salas de aula durante dois anos, sendo que no outro período na Escola da Fazenda Mate Amargo.

Conta seu Luiz que as turmas tanto da Escola do Boqueirão quanto das serrarias eram compostas por meninos e meninas de 1° a 4° séries primárias e chegava a lecionar para turmas com 56 alunos.

Justamente no mesmo período que trabalhou nestas escolas, no final de semana trabalhava com a alfabetização na Serraria do Rossi no malacara, e nas noites de terças e quartas, com turma de adultos na escola da Fazenda Mate Amarga, hoje São Luiz. Alguns alunos, Zauzina, Galdina, Tia Ainda, aqui presentes.

Também faz parte de seu currículo um período quem trabalhou na Escola Maria Aparecida de Arvoredo onde lecionou matemática, devido a seu grande conhecimento na disciplina.

A família sempre residiu na Localidade de Boqueirão e arredores.

A participação do Casal nas atividades da comunidade sempre foi muito ativa, participam como ministro da eucaristia, festeiros em muitas ocasiões, membros da equipe de liturgia, do conselho comunitário e pastoral do idoso.
                                              



Escola Municipal de São Joaquim recebe o nome do Professor Luiz Waltricke Matos Escola Municipal de São Joaquim recebe o nome do Professor Luiz Waltricke Matos Reviewed by Lages Diário on fevereiro 24, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.