Equipes repetem 1 a 1 do jogo de ida e nos pênaltis, com duas defesas de Cássio, equipe brasileira vence hermanos na Argentina por 5 a 4, e carimba vaga para a próxima fase.

em Lages/SC 

📷 Juan Ignacio Roncoroni / EFE)

Em um jogo disputado, emocionante do início ao fim, e claro, com uma boa dose de sofrimento especialmente para os corintianos, o Corinthians garantiu vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana ao derrotar nos pênaltis por 5 a 4, o Racing, na Argentina. No tempo regulamentar, as equipes empataram em 1 a 1. Com a classificação, o Corinthians agora aguarda o sorteio da Conmebol para conhecer quem será o seu adversário.

O jogo

O Racing – líder do Campeonato Argentino – deu a entender que a prioridade seria o campeonato nacional e veio a campo com um time praticamente inteiro reserva – apenas três titulares jogaram -, diferentemente do Corinthians que veio com força máxima em busca da classificação fora de casa, já que no jogo de ida as equipes empataram em 1 a 1 na Arena Corinthians há duas semanas.

Na primeira etapa, o Corinthians iniciou de forma cautelosa sem se arriscar muito no ataque – mesmo precisando do gol, já que 0 a 0 daria Racing -  pouco pressionou e não conseguiu encaixar lances de contra-ataque com Clayson e Ramiro pelos lados e Pedrinho e Sornoza por dentro. O Racing conseguiu desenvolver algumas jogadas perigosas, mas chance de gol não saiu nenhuma até os 41 minutos quando Cristaldo – aquele mesmo que jogou pelo Palmeiras, arquirrival do Corinthians – recebeu cruzamento de Neri Cardoso e abriu o placar em Avellaneda.

Vagner Love muda a partida e coloca Corinthians no jogo

📷 Vagner Love comemora gol de empate. (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

Se no primeiro tempo com o empate em 0 a 0 o Corinthians não levou perigo ao Racing, a situação mudou totalmente no intervalo. Carille sacou Clayson que não vinha fazendo uma boa atuação e colocou no lugar dele o atacante Vagner Love e como surtiu efeito. Aos cinco minutos, Love aproveitou um desvio do zagueiro argentino Pillud para marcar um lindo gol de voleio e empatando a partida. Com o resultado, a partida iria para os pênaltis. O Timão ainda teria outra chance clara com Love que não fez o segundo dele, e o segundo do Corinthians porque o goleiro Arias fez uma linda defesa.

Ao longo de toda a etapa, o Corinthians pressionava e criava algumas chances. No final do segundo tempo, o Racing tentou ir para tudo o nada e quase marcou com Zaracho que chutou por cima do gol de Cássio aos 45 minutos. Com o resultado, a partida iria ser decidida nos pênaltis.

Ótima forma de comemorar 395 jogos com a camisa do Corinthians

Cássio ao entrar em campo na noite desta quarta-feira (27) completou 395 jogos com a camisa do Corinthians, se tornando o segundo goleiro com mais atuação pelo Timão empatado com Gylmar dos Santos Neves. E nada melhor do que comemorar números expressivos assim do que se consagrando nos pênaltis, e foi isso que ele fez. Defendeu duas cobranças e garantiu o Corinthians na próxima fase do torneio.

Antes, uma grande dose de sofrimento os corintianos tiveram após o lateral esquerdo Danilo Avelar desperdiçar a chance de garantir a vitória corintiana antes da última cobrança do Racing. A equipe argentina marcou e levou as cobranças para as alternadas, e haja coração. A vitória nos pênaltis veio após Solari bater e parar nas mãos de Cássio. Além de Avelar, o meia Sornoza também desperdiçou. Dos argentinos, Nery Domínguez, Cristaldo e Solari perderam.

Jogo garantiu liderança para a RedeTV! durante os pênaltis

Um duelo particular rendeu para duas emissoras da TV aberta. A RedeTV! ultrapassou a Globo e chegou a liderar a audiência durante as cobranças de pênaltis com pico de 16 pontos contra 9,5 da Globo que exibia o programa “Segue o Jogo”. Durante a partida, a RedeTV! que firmou parceria com o serviço de streaming DAZN – detentor dos direitos da Copa Sul-Americana – exibindo com exclusividade para a TV aberta a partida do Corinthians, garantiu o terceiro lugar na média com 10.1 no Ibope ante 11 pontos do SBT e 16.1 da Globo que exibiu para São Paulo o jogo de Palmeiras e Ituano pelo Campeonato Paulista. A Record ficou em quarto lugar com 9,3 de média.