Bairro Habitação completa 40 anos e comemora aniversário neste final de semana


À noite de 1º de março, festa de Carnaval, encerrará a programação festiva na avenida Álvaro Neri dos Santos.

Por IRAN ROSA DE MORAES da ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Greik Pacheco / ASCOM PML
Em comemoração aos 40 anos de aniversário do bairro Habitação, a Associação de Moradores organiza uma série de atividades festivas, de integração comunitária, no período de 23 de fevereiro a 1º de março. A programação iniciará neste sábado (23), a partir das 13h, com a atuação do Balcão do Cidadão, órgão da prefeitura de Lages, trazendo à comunidade importantes serviços, entre os quais, a possibilidade de as pessoas regularizarem seus documentos (carteira de identidade, CPF, certidões) sem custos e de forma facilitada. Ainda no sábado, a partir das 18h, ocorrerá um torneio de tranca no Centro Comunitário.

Já no domingo (24), também no Centro Comunitário, será servido um café colonialpartir das 15h. Entre segunda-feira (25) e quarta (27) ocorrerão apresentações artísticas. Na quinta (28), a partir das 20h, haverá um bingo e jantar. E na sexta (1º de março), uma festa de Carnaval encerrará a programação na avenida Álvaro Neri dos Santos.

História do Habitação

📷 Reprodução

Em 1º de fevereiro de 1978, o então prefeito Dirceu Carneiro lançou o Projeto Mutirão para a construção de casas populares, motivado pelo grande déficit habitacional do município de Lages. Diante disto, a prefeitura de Lages mobilizou a comunidade em torno do Mutirão. O primeiro passo seria adquirir ou permutar terrenos pertencentes à Associação Hípica e à Cúria Diocesana.

Resolvida esta questão, foram selecionadas, através de cadastro socioeconômico, 700 famílias que ainda não tinham casas próprias. Os critérios para a seleção foram os seguintes: Maior número de filhos, cinco anos de residência em Lages, renda insuficiente para se enquadrar nos financiamentos do antigo Banco Nacional de Habitação e dependência de aluguel.

O objetivo do Projeto Mutirão era provar que havia modo alternativo de se construir casas com a utilização de materiais recicláveis (tijolos e esquadrias retiradas de demolições) e de trabalho cooperativo (ajuda mútua das famílias contempladas pelo projeto).

Os materiais de construção, em boa parte, foram arrecadados de doações, incluindo dinheiro depositado em conta exclusiva para custear o projeto social. A mão de obra coletiva e voluntária teve também a ajuda de cada um dos 800 servidores públicos municipais de Lages daquela época. Moradores de Lages e de municípios vizinhos acreditaram na ideia do mutirão e contribuíram de várias formas.

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML
A orientação e a execução técnico-operacional do Projeto e das construções ficaram sob a responsabilidade da prefeitura. Diomédes de Jesus, servidor público aposentado, um dos primeiros moradores do Habitação, conta que uma olaria comunitária foi instalada durante a execução do Projeto Mutirão, produzindo-se 20 mil tijolos por mês. O que não deu certo, como havia sido planejado pelos idealizadores do Mutirão, foi o projeto do biogás (para geração do gás de cozinha) e das lagoas de decantação, através de iguapés (biodigestores), para o tratamento do esgoto sanitário.

Hoje,com aproximadamente quatro mil moradores, o bairro Habitação é um dos mais desenvolvidos de Lages e possui uma Escola Municipal de Educação Básica (Emeb), Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim), Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro Comunitário, dois campos de futebol, quadra poliesportiva e outras estruturas para utilização pública. O comércio também se desenvolve cada vez mais, havendo no bairro farmácia, padaria, casa lotérica, supermercados, salões de beleza e inúmeros outros estabelecimentos.

Prefeitura presente no desenvolvimento do bairro

A prefeitura de Lages esteve e estará sempre presente, executando obras públicas, promovendo e colaborando com ações e projetos que objetivem o bem-estar da comunidade do Habitação. Exemplo disto são as atividades desenvolvidas nos últimos dois anos, as quais têm continuidade agora em 2019. Na semana que antecede a programação de aniversário dos 40 anos do Habitação, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente intensificou os trabalhos de varrição e roçadas no bairro.

Projeto Lages Melhor - Desenvolvido pela Fundação Cultural de Lages(FCL) e executado pela Escola de Artes Elionir Camargo Martins, o Projeto Lages Melhor nasceu da ideia do prefeito Antonio Ceron de levar arte e cultura aos bairros da cidade. São cursos gratuitos de violão, balé, street dance e coral oferecidos às crianças e adolescentes.

A sede da Associação de Moradores do Habitação é o local das aulas de violão, balé e street dance, e na Escola Básica Mutirão acontecem as aulas de coral.Mais de 100 alunos com idades entre cinco e 16 anos já foram contemplados com os cursos. Além do Habitação, outros sete polos urbanos estão contemplados com o Lages Melhor.

Obras de Drenagem - Obras de canalização de águas fluviais compreendem implantação de tubos de 60 centímetros de diâmetro em 225 metros de extensão linear.A rede se estende pela rua do Guamirim, a partir do ponto de confluência com a rua dos Angicos, até alcançar a rua das Bracatingas. O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Obras foiexecutado pela AS Construtora Ltda.

A nova rede de drenagem estancou o escoamento das águas por debaixo de dezenas de casas, minimizando históricos problemas de alagamentos. Em 1978, algumas casas haviam sido construídas em Área de Preservação Permanente (APP) sobre um córrego canalizado. E com o tempo, a canalização pluvial entupiu, gerando frequentes alagamentos.

Festa do Dia das Crianças - O evento realizado no salão de festas da igreja São Francisco foi organizado pelos profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde do bairro, com apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf 3), Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz, acadêmicos de Odontologia da Unifacvest e Associação de Moradores.Diversas brincadeiras, pintura facial, distribuição de doces, cachorro quente, pipoca, apresentação de músicas coreografadas da Turma do Chaves (atuação de profissionais da Unidade de Saúde e Nasf) foram atividades que animaram e alegraram a criançada.

Horta Comunitária - A 30ª horta comunitária implantada através do Projeto Colheita Feliz, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, está localizada no bairro Habitação.Com 450 metros quadrados, localiza-se em área anexa ao campo de futebol “Beira Raia”, junto à Área de Lazer Jolita Nunes de Oliveira,mantida pela Associação de Moradores do Habitação. Nesta horta, técnicos da prefeitura plantaram beterraba, alface roxa, alface americana e couve, dentre uma série de outras hortaliças e temperos. A Secretaria da Agricultura e Pesca, além de entregar a horta pronta para ser cultivada, oferece assistência técnica e mudas de hortaliças para a continuidade do cultivo.

Saúde Bucal nas Escolas - Mais de 340 estudantes do 1º ao 5º ano, da Emeb Mutirão, foram orientados sobre cuidados necessários a uma perfeita saúde bucal. A ação promovida pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação teve a participação dos profissionais que atuam nos consultórios odontológicos da Atenção Básica.

Natal nos Bairros - Em 2018, oHabitação foi o primeirobairro a receber a programação festiva do Natal Felicidade,organizada pela prefeitura em parceria com a Câmara de dirigentes Lojistas (CDL). Subiram ao palco alunos do Programa Lages Melhor, moradores do próprio bairro.

Projetos Educacionais e Esportivos - Na área educacional, inúmeras foram as açõese projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação, como o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), Educação Fiscal, Soletrando,Hugby,Escola de Leoas,Lição Sorriso,Canto Coral, Vantagens de Permanecer na Escola e Bombeiro Mirim, que iniciará no segundo semestre de 2019.

Manutenção dos Campos de Futebol - Periodicamente, equipes de serviços públicos da prefeitura, assim como da Fundação Municipal de Esportes (FME),realizam a manutenção dos dois campos de futebol e da quadra poliesportiva do bairro.




Bairro Habitação completa 40 anos e comemora aniversário neste final de semana Bairro Habitação completa 40 anos e comemora aniversário neste final de semana Reviewed by Lages Diário on fevereiro 22, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.