Trump parabeniza Bolsonaro por discurso na posse como novo presidente do Brasil


No Twitter, presidente americano disse que “Os Estados Unidos estão com você”.

Por RAFAEL ARGEMON da HUFFPOST BRASIL,
em São Paulo/SP

📷 AP

Ausente na posse de Jair Bolsonaro nesta terça (1º), Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, usou o Twitter para parabenizar seu colega brasileiro.

Na mensagem, Trump escreveu: "Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que acabou de fazer um ótimo discurso de posse. Os EUA estão com você!"


Bolsonaro prontamente respondeu a Trump.



Nem o vice de Trump, Mike Pence, compareceu à posse de Jair Bolsonaro. Quem representou o governo americano na cerimônia foi o secretário de Estado Mike Pompeo.

Repercussão na mídia pelo mundo

📷 AP
Na mídia estrangeira, o tom em relação à posse de Bolsonaro como novo presidente do Brasil não foi muito positivo.

O britânico The Guardian, por exemplo, estampa a seguinte manchete: "Posse de Jair Bolsonaro: O dia que o Brasil progressista temia" (Jair Bolsonaro's inauguration: the day progressive Brazil has dreaded).

A também britânica BBC não foi tão crítica, mas classifica o novo presidente do Brasil como um político de "extrema direita" e enumera pontos polêmicos de seu plano de governo e de sua equipe de ministros.

Os americanos The New York Times e The Washington Post aproveitaram o evento para fazer um panorama geral do que pode ser o governo Bolsonaro.

Já o Le Monde se aprofundou na equipe do novo governo. Com o título "Posse de Jair Bolsonaro no Brasil: quem são os homens fortes de seu governo?", o jornal francês analisa a equipe que comandará o Brasil nos próximos 4 anos.

O espanhol El Pais fez uma cobertura completa, com informações minuto a minuto da posse.

Outro veículo que deu bastante espaço ao evento foi o argentino Clarín, que faz uma ampla cobertura da posse.






Nenhum comentário