Todos os semáforos serão controlados através de uma central de operações.

Por ARI JUNIOR da ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Maurício Santos / Lages Diário
Iniciaram no segundo semestre do no passado os trabalhos de melhorias no sistema de sincronismo do controle dos semáforos de Lages. Para esta ação a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Obras, contratou uma empresa especializada neste tipo de serviço. Ao todo, 40 controladores de semáforos, instalados em cruzamentos de ruas e avenidas da cidade estão sendo modernizados, por meio da atualização tecnológica desses equipamentos, criando-se desta forma uma comunicação integrada do parque semafórico. Ou seja, todos os semáforos serão controlados através de uma central de operações.

Com isso, a mobilidade urbana é melhorada. O fluxo de veículos fica mais eficiente, minimizando atrasos e paradas entre um semáforo e outro nos principais corredores do município. Os novos equipamentos eletrônicos e atualizações de programas já estão em funcionamento. O que falta ainda é a aquisição de fibra óptica para a interligação de todo o sistema com a central. Isto deve acontecer já nos próximos meses, após o processo licitatório de compra deste material.

De acordo com o arquiteto e diretor de Urbanismo da Secretaria de Planejamento e Obras, Roberto Provenzano, este sistema de melhorias no controle dos semáforos, com os novos equipamentos e programas já está em funcionamento, porém ainda apresenta algumas anormalidades por não estar totalmente finalizado. “Após a instalação da fibra óptica que interligará o sistema teremos o pleno funcionamento do controle de sincronização do sistema. Isto acontecerá ainda neste semestre”, salienta.
  
A fluidez do trânsito, neste sistema, funcionará devido ao sincronismo dos controladores, conhecido como “onda verde”, podendo ser programada com tempos diferenciados ao longo do dia, principalmente nos horários de pico.