Caneta utilizada é 100% da empresa brasileira Compactor (parecida com a Bic, que é francesa).

Por VANESSA BARBOSA do EXAME.COM,
em São Paulo/SP

📷 Caneta utilizada durante posse de Jair Bolsonaro.
(Foto: Instagram / Reprodução)
Nunca uma caneta fez tanto sucesso durante uma cerimônia de posse presidencial quanto na de Jair Bolsonaro, na terça-feira. O presidente usou uma caneta de preço popular e fabricada no Brasil para o momento histórico: uma esferográfica na cor azul da fabricante Compactor (parecida com a Bic, que é francesa).

E a marca, obviamente, não deixou passar em branco. Em um post no Instagram, a Compactor comemorou a escolha:

“Presidente Jair Bolsonaro assinou a posse com Caneta 100% Brasileira Compactor Economic. Uma honra ver nossa marca ajudando a escrever um capítulo tão importante na história do país”.
Em um dia, a marca angariou milhares de curtidas, com alguns seguidores sugerindo que a empresa lance um modelo com a bandeira do Brasil em destaque. 

O post repercutiu tanto que o próprio presidente respondeu à publicação na noite de quarta-feira. “Nós é que agradecemos a ótima qualidade e preço da caneta!”, disse via Twitter. 




Mais uma vez, a marca enxergou a oportunidade de promover seu produto. Em um post promocional, também veiculado em suas redes sociais, a Compactor publicou a foto de suas canetas acompanhada da frase “Economic. A caneta ideal para quem precisa enxugar o orçamento”, uma alusão aos cortes orçamentários do novo governo.