Inscrições para o Sisu abrem nesta terça-feira (22) e Santa Catarina conta com mais de 6 mil vagas


Sistema de Seleção Unificado oferece vagas de ensino superior em instituições públicas.

Por LD,
em Lages/SC

📷 No CAV, campus da Udesc em Lages, são 40 vagas em quatro cursos. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)

Nesta terça-feira (22) iniciam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Essa é a chance de os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderem buscar uma das mais de 235 mil vagas disponíveis em instituições de ensino superior da rede pública. Somente em Santa Catarina, serão ao todo mais de 6 mil vagas em disputa.

Para o estudante ingressar, o Sisu utiliza a nota do Enem para classificar e selecionar os estudantes nessas vagas. Os candidatos que fizeram o Enem no ano passado podem acessar o sistema pela internet e encaminhar a inscrição. Aliás, o site é o responsável por definir as notas mínimas para cada curso, conforme a demanda de inscrições e o desempenho dos candidatos nas provas.

Aplicativo também é uma opção

O Sisu também tem um aplicativo e nele pode também se inscrever. Ele está disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS e para ter acesso, é necessário ter em mãos o CPF e a senha do sistema de inscrição do Enem 2018.

Inscrição

Cada candidato pode se inscrever em até duas opções de cursos, podendo ser chamados, conforme a classificação, para uma ou outra oportunidade. Quem não for selecionado precisará acessar o sistema novamente, para informar se pretende seguir na lista de espera dos cursos que escolheu, podendo ser convocado posteriormente para ingressar na universidade.

Santa Catarina conta com vagas em cinco instituições de ensino superior

No Estado são mais de seis mil vagas distribuídas em 246 cursos, oferecidos por cinco instituições, são elas: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que conta com o maior número de vagas e de cursos, são 1.930 vagas em 100 graduações diferentes. Além da UFSC, há vagas no Sisu na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).





Nenhum comentário