Tsunami atinge Indonésia e deixa mais de 200 mortos


Segundo autoridades locais, duas ondas gigantes foram registradas que devastaram localidades na região do Estreito de Sunda. Mais de 800 ficaram feridos.

Por LD,
em Lages/SC

📷 Destruição na região de Carita, na Indonésia. (Foto: AP Photo)

Um tsunami atingiu as ilhas de Sumatra e Java na noite deste sábado, 22, e deixou ao menos 220 mortos e outros 843 feridos, segundo balanço divulgado pela Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) da Indonésia. Até o momento não há registro de vítimas estrangeiras. Ao menos foram destruídas cerca de 556 casas, nove hotéis, 60 barracas de comida e 350 barcos, informa o último balanço divulgado pelas autoridades da Indonésia.

Segundo autoridades locais, ao menos foram duas ondas gigantes que atingiram a costa devastando tudo que viu pela frente. O fenômeno, porém, não foi precedido por um terremoto, o que normalmente daria tempo para transmitir um alerta e preparar a população. As ondas teriam sido provocadas por deslizamentos subaquáticos causados por erupções do vulcão Anak Krakatoa.

Pandenglang, a cerca de 100km da capital Jacarta, foi a mais afetada e registrou até o momento 33 mortes e 491 feridos. Centenas de casas e hotéis ficaram danificados, informou o balanço parcial das autoridades do país asiático. A região concentra as praias mais procuradas pelos visitantes como Tanjung Lesung, Sumur, Teluk Lada, Penimbang e Carita.

Na praia de Tanjung Lesung, uma forte onda atingiu um palco onde acontecia um show do grupo “Seventeen”, que com a força foi arrastado contra o público. Alguns integrantes do grupo e parte dos espectadores morreram.

As autoridades indicam que houve um deslizamento de terra provocado pela erupção do vulcão Krakatoa sob a água no Estreito de Sunda, que divide as ilhas de Java e Sumatra. Esse incidente provocou a formação das ondas devastadoras.



Nenhum comentário