Estação de Tratamento de Esgoto do Araucária opera em fase de teste


A Semasa orienta os moradores dos bairros que fazem parte do Complexo Araucária, através das contas de água, quando é o momento certo de interligarem suas residências à rede central de coleta de esgoto.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Complexo Araucária está operando em fase de teste e a previsão é de que até o final deste ano de 2018, a empresa STC Engenharia (responsável pelas obras) entregue o comando da ETE para a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa).

O diretor da Semasa, Ademir Fabrício, disse que equipe técnica ligada à empresa Águas do Planalto, terceirizada da Semasa, já está acompanhando os trabalhos realizados pela STC Engenharia, devendo assumir o controle operacional da ETE até o final do ano.

“Dos 39 quilômetros de rede previstos para implantação em oito bairros e um loteamento popular, faltam apenas algumas interligações à rede central para serem concluídas, como por exemplo, cerca de 300 metros de tubulação, a qual cruzará um riacho. Esta tubulação será ligada à elevatória do bairro Centenário, a qual bombeará (para a ETE) o esgoto coletado de parte dos bairros Santo Antonio, Centenário e São Luiz”, informa Fabrício.

Atualmente, o esgoto sanitário dos bairros Araucária, Santa Catarina, Promorar e do loteamento Novo Milênio já estão sendo coletados e tratados (em fase de teste) pela nova ETE. “Os bairros Santo Antonio e São Luiz já têm 50% do esgotamento sanitário coletado. Além disso, todo o esgoto do Presídio Municipal, localizado no Morro das Pedras, à margem da avenida Santa Catarina, já está sendo tratado pela nova ETE.”, fala Fabricío.

Fabrício explicou também que a Semasa está orientando os moradores dos bairros que fazem parte do Complexo Araucária, através das contas de água, quando é o momento certo de interligarem suas residências à rede central de coleta.

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

Complexo Araucária

O Complexo Araucária é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) com investimento da ordem de R$ 24.386.754,06. Com a STC Engenharia, executora das obras, a prefeitura firmou contrato, em outubro de 2014, no valor de R$ 17.771,716.   De acordo com o contrato firmado entre a prefeitura de Lages e o Ministério das Cidades, serão, no total, 39 quilômetros de redes coletoras de esgoto (em oito bairros), seis estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

A população diretamente contemplada, de cerca de 22 mil pessoas, reside nos bairros Promorar, Santa Catarina, Centenário, Santo Antonio, São Luiz, Santa Clara, Araucária, Bela Vista e no loteamento Novo Milênio. Cerca de quatro mil residências deverão ser interligadas à rede geral de coleta do esgoto sanitário.





Estação de Tratamento de Esgoto do Araucária opera em fase de teste Estação de Tratamento de Esgoto do Araucária opera em fase de teste Reviewed by Lages Diário on agosto 28, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.