Postagens

Mostrando postagens de Junho 8, 2017

Águas do rio Carahá estão abaixo do nível de segurança

Imagem
A previsão não indica chuvas significativas para sexta-feira, 09, e os abrigos começam a ser desativados, com a volta dos desabrigados para suas casas.                                                                                             Por ASCOM PML , em Lages/SC 📷 Maurício Santos / Lages Diário N esta quinta-feira, 08, o nível do rio Carahá passou de 5.11metros do nível normal, pela manhã, para 4.95 metros, no final da tarde, ficando, portanto, abaixo do nível de segurança que é de 5 metros. E segundo o coordenador da Defesa Civil, Jean Felipe, a tendência é que os níveis dos rios Carahá e Ponte Grande baixem ainda mais daqui por diante, pois a previsão meteorológica não prevê mais chuvas, significativas, para a noite de hoje e madrugada de sexta-feira.

Ônibus do IGP estará presente na Festa do Pinhão

Imagem
Unidade  móvel do órgão estará a disposição dos visitantes para diversos serviços como perícias por danos, exames de corpo de delito e drogas, e casos de notas falsas.                                                                                             Por LAGES DIÁRIO , em Lages/SC 📷 Reprodução / Twitter / IGP-SC D iversos órgãos estarão presentes na 29ª Festa Nacional do Pinhão, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros. O Instituto Geral de Perícias (IGP) é um deles, a unidade móvel do órgão estará no evento prestando diversos serviços aos visitantes como caso de notas falsas de dinheiro, perícias por danos, exames de corpo delito e em drogas e tudo isso de forma gratuita. Peritos criminais e demais funcionários do IGP estarão de plantão para atender a população e os turistas que visitam um dos maiores eventos de Santa Catarina que começa nesta sexta-feira (9) e segue até o dia 18 de junho, no Parque C

Quase tudo pronto para o início da Festa Nacional do Pinhão

Imagem
Evento começa nesta sexta-feira (9) e segue até o dia 18 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro, na zona Norte de Lages.                                                                                             Por MAURÍCIO SANTOS no LAGES DIÁRIO , em Lages/SC 📷 Palco nacional recebendo toneladas de equipamentos que darão um espetáculo de som e iluminação ao longo de dez dias na Festa do Pinhão. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário) N esta quinta-feira (8), mesmo debaixo da chuva, a movimentação no interior do Parque Conta Dinheiro era intensa. O motivo, claro era para deixar tudo pronto para o início da Festa Nacional do Pinhão que começa nesta sexta-feira (9) e segue até o dia 18 de junho e deve atrair mais de 150 mil pessoas ao longo de dez dias com muita música, gente bonita, frio e gastronomia típica à base de pinhão. A expectativa é que esta seja a maior edição de todos os tempos.

Vigilância Sanitária orienta sobre cuidados após enchentes

Imagem
Já são 14 dias de chuvas contínuas, com intervalos tênues Por ASCOM PML , em Lages/SC 📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML A s famílias lageanas que aguardam ansiosamente pela estiagem da chuva para poder retornar as suas casas deverão ter muita atenção máxima e cuidados fundamentais após as inundações. A Secretaria Municipal da Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Gerência de Vigilância Ambiental, está divulgando uma Nota Técnica orientando a população sobre os cuidados básicos necessários após o fenômeno que atingiu cerca de sete mil pessoas no município.  

Estradas do interior recebem melhorias

Imagem
Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. Tudo será documentado em relatórios oficiais da Defesa Civil Municipal . Por ASCOM PML, em Lages/SC 📷 Robinson Spuldaro / Secretaria de Agricultura e Pesca N os momentos em que a chuva dá uma trégua, a equipe de manutenção e serviços da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca intensifica os trabalhos de recuperação das estradas do interior. Para se ter uma ideia, estima-se que quase a totalidade dos 1.500 quilômetros das estradas tenha sido danificada e, a maioria das pontes sofreu avarias.

Doações: presidentes de associações começam a abastecer seus bairros

Imagem
A União recebeu 100 kits para atender os nove bairros atingidos em grande proporção – Jardim Cepar, Ipiranga, Sagrado, Santa Catarina, Bom Jesus, Novo Milênio, Vila Esperança, Dom Daniel e São Carlos, e mais a localidade rural Rancho de Tábuas. Por ASCOM PML, em Lages/SC 📷 Carlos Alberto Becker / ASCOM PML N a manhã desta quinta-feira (8) iniciou a entrega de donativos diretamente aos bairros atingidos pelas chuvas. A ação é realizada diretamente pelas associações de moradores às famílias afetadas. A movimentação é incessante no Ginásio Jones Minosso, onde está concentrado o montante e de onde partem os ônibus e demais veículos carregados em embalagens devidamente organizadas por segmento de primeira necessidade à comunidade. No Ginásio há uma gama de itens como roupas, calçados, roupas de cama e banho, cobertores, acolchoados e colchões.

Nível do rio Carahá está baixando, mas previsão é de mais chuva

Imagem
Previsão indica entre 30 a 60 milímetros somente hoje em Lages, por isso, a Defesa Civil continua monitorando a situação dos rios e das encostas. Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 Carlos Alberto Becker / ASCOM PML A pancada de chuva na manhã desta quinta-feira (8) surpreendeu muitos os lageanos pela força e rapidez que chegou e também passou, a pancada acompanhada de rajadas de vento durou pouco mais de dez minutos, mas foi o suficiente para derrubar árvores em alguns pontos da cidade, como na avenida Belizário Ramos (Carahá) com a rua Sete de Setembro e também nos fundos da Rodoviária Dom Honorato Piazerra e também no bairro São Miguel. O que preocupa é que há a previsão de mais chuva para esta quinta-feira, e a Defesa Civil está monitorando a situação, principalmente o nível do rio Carahá – que na última medição estava em 5,11 metros acima do normal – e também as encostas já que o solo ainda está muito encharcado.

Pancada de chuva faz árvores caírem na Av. Belizário Ramos, em Lages

Imagem
Chuva no início da manhã desta quinta-feira (8) veio acompanhada de rajadas de vento. Por LAGES DIÁRIO,  em Lages/SC 📷 Carlos Alberto Becker / ASCOM PML A Defesa Civil trabalha desde cedo para remover galhos e até mesmo árvores inteiras que caíram sobre a avenida Belizário Ramos após uma pancada de chuva que durou cerca de 10 minutos e que veio acompanhada de fortes rajadas de vento por volta das 08h15 desta quinta-feira (8).

Câmara reivindica retificação do Rio Caveiras em Lages

Imagem
Moção do vereador Vone Scheuermann (PMDB) solicita o estudo, projeto e execução da obra de retificação do rio Caveiras para um traçado mais retilíneo, para facilitar o escoamento e evitar novas enchentes. Por LAGES DIÁRIO , em Lages/SC 📷 Rio Caveiras abaixo da imagem e às margens os bairros mais atingidos pelas chuvas. (Foto: Reprodução / Google Maps) O vereador Vone Scheuermann (PMDB) em conjunto com os demais vereadores apresentou na Câmara, uma moção legislativa que solicita o Governo do Estado a estudar, elaborar um projeto e executar obras de retificação das curvas do rio Caveiras em Lages, na Serra Catarinense, visando principalmente o melhor escoamento da água e assim evitando novas enchentes como ocorridas nas duas últimas semanas que atingiu dezenas de pessoas, especialmente nos bairros Habitação, Caça e Tiro, Ferrovia, Várzea, entre outros que ficam próximas ao próprio rio Caveiras ou aos rios Carahá e Ponte Grande que acabaram ficando repr

Saúde leva atendimento odontológico ao abrigo do Pinheirinho

Imagem
Foram realizados serviços como escovação e restaurações. Por ASCOM PML , em Lages/SC   📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML O momento difícil enfrentado por inúmeras famílias desabrigadas por causa da chuva em Lages está sendo amenizado com diversas ações nos abrigos da cidade. Além de fornecer a estrutura física, com camas e alimentos, a prefeitura também está oportunizando atendimento médico, odontológico e atividades recreativas.

Travessia elevada é instalada em frente ao HISB em Lages

Imagem
Previsão é de que a travessia fique pronta até esta quinta-feira (8). Há a previsão de outras travessias do gênero na avenida Belizário Ramos; na rua Correia Pinto e outra na avenida Camões. Por LAGES DIÁRIO , em Lages/SC 📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML A Secretaria de Infraestrutura e Planejamento está desde ontem, quarta-feira (7) realizando a implantação de uma travessia elevada em frente ao Hospital Infantil Seara do Bem (HISB), na avenida Luís de Camões, na zona Norte de Lages. A medida que visa, principalmente aumentar a segurança de pedestres e de próprios motoristas, deve ser repetida em outras vias, a programação incluem instalações na avenida Belizário Ramos; na rua Correia Pinto e outra na avenida Luís de Camões, em frente a E.E.B. Rubens de Arruda Ramos.

Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, visitará Lages nesta sexta-feira (9)

Imagem
Ele acompanhado de autoridades da Defesa Civil estarão visitando as áreas atingidas em Lages e sobrevoarão a região. Na agenda ainda estão marcadas visitas em Ituporanga e Rio do Sul, no Alto Vale. Por LAGES DIÁRIO , em Lages/SC 📷 Fernanda Rodrigues / Secretaria de Articulação Nacional O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, deve realizar nesta sexta-feira (9), uma visita a Lages, na Serra Catarinense, um dos mais afetados pelas chuvas das últimas duas semanas em Santa Catarina. Na agenda ainda conta com visitas em Ituporanga e Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

Ações emergenciais da Defesa Civil e da prefeitura minimizam os impactos causados às famílias atingidas

Imagem
Para se ter uma ideia, estima-se que quase a totalidade dos 1.500 quilômetros das estradas da área rural tenha sido danificada e a maioria das pontes sofreu avarias. Por ASCOM PML , em Lages/SC 📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML “O Município não tem condições de arcar sozinho com os prejuízos causados pelas chuvas que assolam Lages já há duas semanas de forma intermitente, provocando fortes enxurradas e enchentes.” A afirmação é do prefeito Antonio Ceron durante a passagem do governador Raimundo Colombo por Lages na terça-feira (6).

Aulas na rede estadual voltam ao normal nesta quinta-feira (8) em algumas cidades da região

Imagem
Da região de abrangência da ADR Lages, somente Otacílio Costa e São José do Cerrito continuam com as aulas suspensas até esta sexta-feira (9) . Nas demais, fica a critério de cada diretor. Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 E.E.B. Vidal Ramos Júnior, uma das escolas da rede estadual em Lages deve retomar as aulas nesta quinta-feira (8). (Foto: Reprodução / Google Maps) A s aulas devem começar a voltar ao normal nesta quinta-feira (8) para os alunos da rede estadual de ensino das escolas que estão nos municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, na Serra Catarinense. Mas não serão todos os municípios, Otacílio Costa e São José do Cerrito, dois dos mais afetados pela chuva do último domingo (4) devem continuar com as aulas suspensas até esta sexta-feira (9).