Postagens

Mostrando postagens de Junho 5, 2017

Condomínio Ponte Grande é atingido pelas águas do rio Ponte Grande

Imagem
Condomínio foi construído para abrigar as famílias que foram desapropriadas devido a estarem em área por onde passará o Complexo Ponte Grande . Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 No canto superior da foto, as casas construídas para abrigar as famílias que foram desapropriadas da área por onde passará a avenida Ponte Grande, completamente tomadas pela água do rio Ponte Grande. (Foto: Reprodução / Águia 04 da Polícia Militar) U ma verdadeira dor de cabeça surgiu para os futuros moradores das casas geminadas do condomínio Ponte Grande, localizado no bairro Várzea, na zona Leste de Lages, na Serra Catarinense, nesta segunda-feira (5) quando imagens aéreas feitas pelo Águia 04 da Polícia Militar mostrou a situação em que está a área onde fica o condomínio construído para as famílias que foram desapropriadas pois moravam em área por onde passará a nova avenida Ponte Grande.

Sobe o nível do rio Carahá e o número de desabrigados em Lages

Imagem
Última medição realizada às 18h30 mostra que o rio Carahá atingiu 7,13 metros acima do nível normal. Número de desabrigados subiu para 251 pessoas que estão alocadas em sete abrigos . Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 Rio Carahá transbordou na região dos bairros Caça e Tiro, e Habitação, na zona Leste de Lages. (Foto: Carlos Alberto Becker / ASCOM PML) A Defesa Civil divulgou no final da tarde desta segunda-feira (5), um relatório atualizado da situação em Lages provocada pela chuva que caiu ao longo do domingo e durante alguns períodos desta segunda-feira. A situação é crítica devido aos níveis dos rios Caveiras, Carahá e Ponte Grande continuar subindo, o rio Carahá, principal rio que corta o perímetro urbano de Lages chegou às 18h30 em 7,13 metros acima do nível normal e encobre as pontes de acesso aos bairros Caça e Tiro e Habitação. O número de desabrigados subiu para 251 pessoas que estão alocadas em sete abrigos ativos na cidade.

Aulas na rede estadual e municipal continuam suspensas nesta terça-feira (6)

Imagem
Devido as consequências causadas pelas chuvas de domingo e de segunda-feira (5) em Lages, tanto a ADR Lages quanto a Secretaria Municipal de Educação decidiram por manter a suspensão. Por LAGES DIÁRIO em Lages/SC 📷 Ian Piran / Divulgação A s aulas nas redes estadual e municipal de ensino continuarão suspensas nesta terça-feira (6). A decisão por manter a suspensão foi definida em conjunto nesta segunda-feira (5) entre a Secretaria Municipal de Educação de Lages e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, devido aos transtornos que as chuvas de ontem, domingo (4) e hoje, segunda-feira (5) ainda causam aos moradores de Lages, na Serra Catarinense.

Recanto é suspensa, mas Festa do Pinhão está mantida e inicia nesta sexta-feira (9)

Imagem
Através de informe, a Fundação Cultural de Lages esclareceu a situação sobre o Recanto do Pinhão e também deu fim aos boatos sobre o cancelamento da Festa do Pinhão Por LAGES DIÁRIO em Lages/SC   📷 Entidades filantrópicas que estão no Recanto do Pinhão continuam funcionando normalmente. (Foto: Arquivo / ASCOM PML) N a tarde desta segunda-feira (5), a Fundação Cultural de Lages (FCL) através de seu superintendente, Gilberto Ronconi, emitiu um informe esclarecendo os motivos pelo qual decidiu-se pela suspensão das atividades do Recanto do Pinhão Aracy Paim, no calçadão da Praça João Costa, no Centro de Lages, até um novo comunicado do prefeito Antonio Ceron e ainda aproveitou para dar fim aos boatos a um possível cancelamento da edição deste ano da Festa Nacional do Pinhão, que continua e está mantida para iniciar nesta sexta-feira (9) no Parque de Exposições Conta Dinheiro, na zona Norte da cidade.

Boletim das 14h: nível do rio Carahá atinge 6,60 metros acima do normal

Imagem
Mais de 6 mil pessoas foram afetadas por causa da chuva de ontem, domingo (4) e 217 pessoas estão desabrigadas. Por LAGES DIÁRIO em Lages/SC 📷 Situação é preocupante no bairro Ferrovia onde desde a noite de domingo, o rio Ponte Grande transbordou e até o momento não baixou deixando centenas de famílias praticamente ilhadas. (Foto: 5ª Cia de Aviação da PM / Divulgação)   A Defesa Civil de Lages divulgou às 14h, um novo relatório sobre a situação em Lages após as chuvas que provocaram diversos transtornos na cidade ao longo de todo o domingo (4). O relatório aponta que nas últimas 24 horas choveu 160mm e devido a todo esse volume, o nível do rio Carahá continua subindo, e atingiu às 14h, 6,60 metros acima do normal e já transbordou na região do bairro Habitação e Caça e Tiro, na zona Leste de Lages.

EMEB Anjo da Guarda ficará fechada por tempo indeterminado

Imagem
Escola fica ao lado do rio Passo Fundo que transbordou e invadiu o prédio e diversos materiais foram perdidos.                     Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 EMEB Anjo da Guarda / Divulgação O bairro Sagrado Coração de Jesus, na região central de Lages foi um dos mais atingidos pelas chuvas de ontem, domingo (4) em Lages, na Serra Catarinense. Diversas casas e estabelecimentos comerciais ficaram tomadas pelas águas ocasionado pelo transbordamento do rio Passo Fundo e um dos locais mais atingidos foi o prédio onde funciona a EMEB Anjo de Guarda e o CEIM Domingas Bianchini, pois fica justamente ao lado do rio e devido ao alagamento, muitos materiais foram perdidos.

Assaltantes usam carro para arrombar supermercado no bairro Guarujá em Lages

Imagem
Crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (5) na avenida 31 de março. Criminosos levaram um cofre, a quantia não foi divulgada. Ninguém foi preso.                     Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC U m supermercado foi alvo de criminosos na madrugada desta segunda-feira (5), no bairro Guarujá, na zona Norte de Lages, na Serra Catarinense. Para entrar no estabelecimento, os criminosos utilizaram um carro para arrombar a porta e levaram um cofre do local. A quantia não foi divulgada.

Boletim das 11h: rio Carahá está 6,27 metros acima do normal

Imagem
Água do rio Carahá está começando a ter pouco escoamento devido ao represamento no rio Caveiras. Por LAGES DIÁRIO em Lages/SC 📷 Imagens aéreas dão uma dimensão do que resultou a chuva de ontem, domingo (4) em Lages. (Foto: 5ª Cia de Aviação da PM / Divulgação) A Defesa Civil de Lages divulgou às 11h, um novo relatório sobre a situação em Lages após as chuvas que provocaram diversos transtornos na cidade neste domingo (4). O relatório aponta que nas últimas 24 horas choveu 160mm, o volume é muito mais do que o esperado para todo o mês de junho e devido a todo esse volume, o nível do rio Carahá continua subindo, sendo na última medição, ele está 6,27 metros acima do normal e já transbordou na região do bairro Habitação, na zona Leste de Lages.

Boletim das 08h: mais de 215 pessoas desabrigadas em Lages

Imagem
Previsão indica mais chuva, o que pode agravar a situação dos bairros atingidos pela chuva deste domingo (4). Por LAGES DIÁRIO em Lages/SC 📷 Avenida Belizário Ramos que no domingo foi tomada pela água, nesta segunda-feira máquinas trabalham para tirar a lama que ficou sobre a pista em frente ao Fórum Nereu Ramos. (Foto: Marcelo Pakinha / ASCOM PML)   A Defesa Civil de Lages divulgou no início da manhã desta segunda-feira (5),  mais um relatório atualizado sobre a situação em Lages após as chuvas que provocaram diversos transtornos na cidade neste domingo (4). O relatório aponta que nas últimas 24 horas choveu 172mm, o volume é muito mais do que o esperado para todo o mês de junho. ERRATA: anteriormente havíamos informado que seriam 255 pessoas desabrigadas, o número atualizado segundo relatório da Defesa Civil divulgado às 10h50 é de quem o número correto de desabrigados é 217. 

Seminarista lageano participa da celebração de Pentecostes no Vaticano

Imagem
Filipe Oliveira, de 23 anos, participou da cerimônia na Praça de São Pedro, neste domingo (4). A data é a terceira mais importante da Igreja Católica, atrás apenas do Natal e da Páscoa.                               Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 Filipe Oliveira durante leitura na Missa de Pentecostes, na Praça de São Pedro, no Vaticano. (Foto: Reprodução / CTV) U m lageano participou e vivenciou bem de perto uma celebração feita pelo Papa Francisco, diretamente da Praça de São Pedro, no Vaticano, na manhã de ontem, domingo (4). O estudante e seminarista Filipe Oliveira, de 23 anos, foi um dos jovens a fazer uma leitura durante a Liturgia da Palavra na celebração de Pentecostes, a terceira mais importante da Igreja Católica, atrás apenas das celebrações de Natal e Páscoa.

Boletim das 03h: rio Carahá atinge 5,82 metros acima do nível normal

Imagem
Em uma hora, nível do rio subiu 12 centímetros mesmo com a chuva dando trégua.                               Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 Rio Carahá no limite na ponte da avenida Papa João XXIII, em Lages. (Foto: Marcelo Pakinha / ASCOM PML) O nível do rio Carahá continua subindo mesmo com a chuva dando uma pequena trégua na madrugada desta segunda-feira (5). Na última medição feita às 03h, o nível do rio subiu e atingiu a marca de 5,82 metros acima do normal, se comparado com a medição realizada às 02h, o rio subiu 12 centímetros, e a tendência de estabilização não ocorreu, já que o rio subiu o dobro do que a comparação realizada entre à 01h e 02h da manhã.

Boletim das 02h: rio Carahá atinge 5,70 metros acima do nível normal

Imagem
Nível do rio está subindo, mas iniciando tendência de estabilização.                               Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 Estação do Cemaden, na ponte sobre o rio Carahá, no bairro Caça e Tiro, zona Leste de Lages. (Foto: Marcelo Pakinha / ASCOM PML) A chuva deu uma trégua e está influenciando mesmo que de forma tímida no nível do rio Carahá que apesar de continuar subindo está iniciando um processo de estabilização como aponta o último relatório da Defesa Civil divulgado às 02h. Na última medição, o nível do rio atingiu 5,70 metros acima do normal, sendo que em uma hora ele subiu 6 centímetros. Na medição das 22h, em uma hora ele havia subido 18 centímetros.

Segunda-feira (5) de tempo instável em Santa Catarina

Imagem
Frente fria chegou ao Estado neste domingo (4) segue influenciando no tempo neste início de semana.                               Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 Rio Carahá, em Lages, transbordou em diversos pontos, entre eles, no bairro Universitário próximo ao CIEE. (Foto: Dela Justina / Divulgação) A frente fria que chegou em Santa Catarina na madrugada de domingo (4) deve continuar influenciando no tempo neste início de semana, aponta a Epagri/Ciram.

Boletim da 01h: chuva diminui, mas rio Carahá continua subindo

Imagem
Outros dois principais rios da cidade, Ponte Grande e Passo Fundo seguem fora da caixa e ruas próximas estão tomadas pelas águas.                               Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 Moradores monitoram situação do rio Ponte Grande, um dos principais rios da cidade, no bairro Ferrovia. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário) A Defesa Civil de Lages divulgou relatório atualizado às 01h desta segunda-feira (5) sobre os transtornos ocasionados pela chuva de domingo (4) na cidade. A maior preocupação está com os níveis dos rios, especialmente o rio Carahá que em alguns pontos continua sobre as pistas da avenida Belizário Ramos, como é o caso do bairro São Cristóvão. Na última medição, o rio estava 5,64 metros acima do normal, se comparado com a medição feita à meia-noite, o rio subiu 10 centímetros.  

Bairro Ferrovia praticamente ilhado após rio Ponte Grande transbordar

Imagem
Bairro da zona leste de Lages é um dos mais afetados por causa da chuva de domingo (4).                               Por MAURÍCIO SANTOS do LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 Rio Ponte Grande transborda e água invade a avenida Marechal Castelo Branco. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário) U m dos bairros mais afetados por causa da chuva de ontem, domingo (4), o Ferrovia, na zona Leste de Lages está praticamente ilhado após o rio Ponte Grande transbordar e invadir terrenos e casas ribeirinhas na noite de ontem, domingo (4) e início desta segunda-feira (5), já que o nível dele assim como dos outros dois principais rios do perímetro urbano de Lages também continuam subindo.

Boletim da 00h: sete abrigos estão ativos para receber desabrigados em Lages

Imagem
Rio Carahá continua subindo e no novo relatório atingiu 5,54 metros acima do nível normal.                               Por LAGES DIÁRIO, em Lages/SC 📷 Água toma conta de diversas ruas em Lages. (Foto: Thiago Rezende / Divulgação) U m novo relatório da Defesa Civil foi divulgado no início desta segunda-feira (5). O boletim da 00h informa que o nível do rio Carahá continua subindo e mais um abrigo foi ativado para atender os desabrigados por causa da chuva em Lages, totalizando até o momento sete abrigos ativos.