Com
seu blog no UOL e coluna no Jornal Rascunho, ele trabalha com produções
relacionadas à literatura
Por ASCOM PML,
em Lages/SC
![]() |
📷 Fabricio Furtado / ASCOM PML |
A
|
mantes do jornalismo e da
literatura puderam conhecer um pouco de como Rodrigo Casarin uniu essas duas
vertentes como profissão no 3º Salão do Livro da Serra Catarinense. Com
mediação de João Chiodini, o debate contou com a participação de alunos de comunicação
e jornalismo no palco da concha acústica da Praça Joca Neves.
Jornalista e pós-graduado em Jornalismo Literário, Rodrigo atua como freelancer escrevendo sobre literatura com um blog no UOL e colunas no Jornal Rascunho. Com diferentes teores de escrita, Rodrigo afirma que para o Rascunho ele procura escrever uma resenha para discutir literatura a quem já gosta de literatura, enquanto no UOL a intuição é de fazer com que as pessoas se interessem pelos livros. "Mostrar como o livro pode ser legal, como o livro pode ser interessante, um meio de divertimento", destaca Rodrigo.
Ele começou no meio literário trabalhando em uma editora escrevendo biografias e livros de memórias empresariais. Hoje, desenvolvendo o seu trabalho em casa, ele é elogiado pela sua ética na prática jornalística e aconselha àqueles que querem seguir essa área, com produções de blogs e participações em oportunidades que surgirem.
Após o debate, mais dois lançamentos de obras de autores da região aconteceu. O escritor Volni José Garcia apresentou o livro "Rio Vermelho" e os professores de educação física, Paulo Falk e Dyane Pereira mostraram para o público presente "O Gibi do Jogador de Futebol".
Durante o dia, o Grupo GATS realizou suas apresentações "Ômega, O Mago" e "Vanu, o vampiro atrapalhado". Ainda, a apresentação de gaita com Cassiano Soares e a Invernada Artística Mirim do CTG Barbicacho Colorado. Com diversos produtos à venda, a Feirinha de Artes e Artesanato também esteve presente.
O 3º Salão do Livro da Serra Catarinense acontece de 11 a 17 de setembro na Praça Joca Neves. Entre as programações artísticas nas manhãs e tardes, o público poderá encontrar livros de diversos estilos a preços promocionais e palestras noturnas com nomes como Ronald Augusto. A programação completa pode ser acompanhada pelo site da Fundação Cultural de Lages pelo endereço http://cultura.lages.sc.gov.br/salao-do-livro ou pela fan page no facebook https://www.facebook.com/FundacaoCulturaLages/
O evento é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura e Ambev, tem o apoio do Instituto José Paschoal Baggio, Hotel Fazenda Boqueirão, Câmara Catarinense do Livro e Associação Lageana dos Escritores e é uma realização da Prefeitura de Lages através da Fundação Cultural e Ministério da Cultura.