Dezembro é o mês de conscientização e combate à Aids


A Secretaria de Saúde de Lages promove, no dia 7 de dezembro, na Praça do Terminal Urbano, uma ação alusiva ao Dezembro Vermelho.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Arte: Vitoria Marques Bittencourt / ASCOM PML
O mês de Dezembro é mundialmente conhecido como mês de conscientização e combate à Aids e doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, a Secretaria de Saúde de Lages, através do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais promove, no dia 7 de dezembro, na Praça Vidal Ramos Sênior (Praça do Terminal Urbano), uma ação alusiva ao Dezembro Vermelho.

As atividades de conscientização, que começam a partir das 13h, serão diversas. A comunidade poderá fazer desde testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites Virais B e C até limpeza de pele.

A Coordenadora do Programa de Saúde IST/AIDS/HV, Kelly Cavani Cardoso, explica que através da Vigilância Epidemiológica tem se realizado palestras, rodas de conversa, distribuição de preservativos e ações de testagem para HIV, Sífilis e Hepatites.

“Trabalhamos com o intuito de reduzir a falta de conhecimento da população acerca do vírus e as formas de contaminação. Essas ações de testagem rápida e de distribuição de insumos de prevenção reforça a informação de que o diagnóstico precoce facilita o tratamento, reduz a transmissão e a imunodeficiência que o vírus confere ao longo do tempo”.

Os índices de Lages

Segundo boletim de 2017, Lages ocupava o 9º lugar no Ranking dos 100 municípios com maior quantidade de casos no estado. Para realizar este cálculo analisa-se a taxa de detecção, taxa de mortalidade, taxa de detecção em menores de 5 anos e média do primeiro exame de contagem de linfócitos TCD4. Ou seja, quanto maior os índices, mais próximo do primeiro lugar o município fica.

Já de acordo com o Boletim Epidemiológico de 2018, que retrata o recorte no tempo de 2013 a 2017, Lages obteve melhoras nos índices de HIV/AIDS, e ocupa, agora, o 23º lugar.

Para diminuir cada vez mais os índices, ações como o Dezembro Vermelho buscam combater o preconceito e informar a comunidade sobre sintomas, formas de contágio e prevenção do vírus.

Sobre o Dezembro Vermelho

Criado no ano passado e batizado de Dezembro Vermelho, a ação a ser realizada todos os meses de dezembro tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.

📷 Arte: Vitoria Marques Bittencourt / ASCOM PML 



Nenhum comentário