Agora é pra valer: horário de verão começa neste domingo (4)


Após registros de problemas relacionados ao horário de verão em aparelhos celulares, o novo horário começa neste domingo em dez estados e no Distrito Federal.

Por LD,
em Lages/SC

📷 Editoria de Arte / Lages Diário

O horário de verão da temporada 2018/2019 começa pra valer neste domingo, dia 4 de novembro, em dez estados e no Distrito Federal, por isso, moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo deverão adiantar o seu relógio em uma hora. O horário de verão termina no dia 17 de fevereiro de 2019.


A mudança no horário estava prevista inicialmente para o dia 21 de outubro, conforme decreto de 2008 que desde então, estipulou que o horário de verão inicie no terceiro domingo do mês de outubro e encerre no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, porém, neste ano, o presidente Michel Temer (MDB) determinou que o horário começasse no domingo seguinte ao 2º turno das eleições. A medida seria para não atrasar ainda mais a apuração dos votos. Outra data chegou a ser cogitada, o dia 18 de novembro, para não atrapalhar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas o governo voltou atrás e determinou que o início do horário de verão será neste domingo, dia 4. O Ministério da Educação (MEC) recomenda aos inscritos que cheguem cedo aos locais de prova, pois ela será aplicada pelo horário de Brasília.

Problemas em celulares antecipou equivocadamente o horário de verão

Em outubro, diversos usuários relataram ter tido algum problema com os celulares devido ao horário de verão. É que muitos deles se adiantaram automaticamente em uma hora, sendo que o horário só inicia neste domingo. Muitos dos relatos eram de usuários dos aparelhos iPhone e da operadora TIM, que horas depois admitiu em nota que houve um problema no sistema e adotou o horário de verão seguindo a data que foi aplicada no ano passado, ou seja, no dia 15 de outubro.



Nenhum comentário