Semana Lixo Zero encerrará dia 10 de novembro

Haverá destaque para projetos e estruturas para melhor destinação dos resíduos produzidos, além de coleta de eletroeletrônicos, recicláveis, óleo de cozinha e tampinhas, doação de mudas de hortaliças, feira de adoção de cães castrados e exposição de ações do Mesa Brasil

Por ASCOM PML
em Lages/SC

📷 Arquivo / ASCOM PML

script da Semana Lixo Zero em Lages passou por uma alteração, se estenderá até dia 10 de novembro, data do encerramento da vasta programação no final de outubro. A Semana é realizada entre 24 e 31 deste mês pela prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, e o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com parcerias como o Serviço Social do Comércio (Sesc), Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), Ecoverde Gerenciamento de Resíduos, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Eco Centro Sul (empresa receptora de resíduos eletroeletrônicos), Cooperlages, Secretaria da Agricultura e Pesca, escolas e voluntários.

As atividades destacadas foram as seguintes: abertura da Semana com lançamento do Local de Entrega Voluntária (LEV) de recicláveis na Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Conhecendo os Caminhos do Lixo com estudantes da Escola de Educação Básica (E.E.B.) Lúcia Fernandes Lopes e Ambev, integração Mesa Brasil - Udesc “Projeto Amigo Carroceiro”, coleta de eletroeletrônicos no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Bairro São Paulo - Eco Centro Sul. Desde o dia 24 até 31 de outubro, reflexões sobre Lixo Zero, possibilidades e ações de orientações sobre compostagem nas escolas e comunidade.

No dia 10 de novembro será promovido o evento Lixo Zero no Parque Jonas Ramos (Tanque), antes marcado para dia 27 deste mês, mas houve mau tempo. Haverá destaque para projetos e estruturas para melhor destinação dos resíduos produzidos, além de coleta de eletroeletrônicos, recicláveis, óleo de cozinha e tampinhas, doação de mudas de hortaliças, feira de adoção de cães castrados e exposição de ações do Mesa Brasil. “É Lages ampliando seu movimento para a destinação adequada dos resíduos. Convidamos a todos a fazer parte do Movimento Lixo Zero, estarem inseridos neste processo de mudança rumo a um planeta sustentável. Lixo Zero é uma atitude cidadã. Confiram, divulguem e participem conosco”, ressalta a diretora de Meio Ambiente, Silvia de Oliveira. Informações adicionais pelos números 3224-3142 e 99902-0062, e pelo e-mail centroambiental@lages.sc.gov.br.

Saiba mais

Fundado em 2010, com sede em Florianópolis, o Instituto tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzem. A Semana Lixo Zero ocorre em diversas cidades do Brasil e do exterior, e tem como missão mobilizar organizações a realizar um evento Lixo Zero e conscientizar a comunidade em busca de soluções para atingir a meta Lixo Zero. O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização civil sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance.

A Lei nº: 17.561, de 26 de julho deste ano instituiu, no calendário oficial, a Semana Estadual Lixo Zero, na última semana do mês de outubro, na meta de proporcionar ambientes de discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, poder público, iniciativa privada e população em geral. A proposta é fomentar a economia solidária e a inclusão social; propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos; promover ações educativas, e incentivar o consumo consciente.

Nenhum comentário