Terça-feira deve ser com sol entre nuvens, calor e pancadas de chuva em SC


Um cavado está influenciando no tempo em todo o Sul do Brasil.

Por LD,
em Lages/SC

📷 A terça-feira (25) deve ser marcada ainda pela presença das nuvens, mas também por uma maior abertura de sol. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)

Após uma segunda-feira marcada pelas chuvas e temporais em algumas cidades, a terça-feira (25) deve ter a maior presença do sol na maioria das cidades, porém, ainda há condição de pancadas de chuva especialmente do Oeste ao Litoral Sul até com a possibilidade de granizo, alerta a Epagri/Ciram.


De acordo com o órgão, a terça-feira que já contou com a chuva durante a madrugada, principalmente no Planalto Norte, começa a manhã com maiores aberturas de sol em todas as regiões, sendo que no decorrer do dia variando com momentos de maior nebulosidade e condições de pancadas de chuva. Isso se deve a um sistema de cavado meteorológico que está influenciando no tempo em todo o Sul do Brasil. (Veja o que é cavado ao fim da matéria).

Temperatura

O dia será marcado pelas temperaturas elevadas e devido a alta umidade, o ar ficará mais abafado aumentando a sensação de calor na maioria das cidades do Estado. As máximas ficam entre 25ºC na Serra e 28ºC no Meio Oeste e no restante do Estado como Grande Florianópolis, Norte, Oeste e Sul do Estado, os termômetros devem chegar na casa dos 30ºC.

Be-a-bá do Tempo: cavado

O cavado na meteorologia é uma região relacionada a uma baixa pressão atmosférica, ou seja, ela apresenta uma ondulação no sentido horário no fluxo de ventos na atmosfera. Quando há um deslocamento de um cavado, apresenta uma maior concentração de umidade e calor. A passagem de um cavado está em geral associada a um aumento de nebulosidade e dependendo da quantidade de umidade e de calor, propícia até uma em algumas regiões, chuva e condições de tempo mais severo, explica a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo.



Nenhum comentário