#LDEleições: definidos os candidatos ao governo de Santa Catarina e também ao Senado

As convenções dos partidos definiram os nomes as majoritárias e também ao Senado Federal, além de deputados federais e estaduais.

Por LD,
em Lages/SC

📷 Candidatos ao Governo de Santa Catarina. (Foto: Divulgação)

O fim de semana foi marcado pela realização das convenções partidárias que sacramentaram e definiram os candidatos que irão representar seus partidos e coligações nas Eleições deste ano. Em Santa Catarina, serão oito candidatos disputando a eleição para comandar o Estado pelos próximos quatro anos. Além disso, foram definidos os candidatos que irão disputar as duas vagas para o Senado.


Confira a seguir os nomes dos candidatos ao governo de Santa Catarina juntamente com seus vices, e também ao Senado representando o estado, e os partidos que integram as respectivas coligações.

Coligação: PCO 

Governo: Ângelo Castro (PCO)
Vice: Fávio Amaral (PCO)
Senado: Andréa Carvalho (PCO)

Sobre o candidato ao Governo: Ângelo Henrique da Silva Castro tem 47 anos é natural de Brasília, no Distrito Federal, e é formado em Pedagogia pela Universidade Nacional de Brasília (UNB). Trabalha há 30 anos na Dataprev e concorre pela primeira vez ao Governo do Estado. 

Coligação: PSL e PMN

📷 Carlos Moisés ao lado da sua candidata a vice pelo PSL, Daniela Reinehr. (Foto: Divulgação / PSL)

Governo: Carlos Moisés da Silva (PSL)
Vice: Daniela Reinehr (PSL)
Senado: Lucas Esmeraldino (PSL)
Senado: Roberto Salum (PMN)

Sobre o candidato ao Governo: é comandante do Corpo de Bombeiros e concorre pela primeira vez ao governo estadual. Já foi coordenador da Defesa Civil e assessor na Secretaria de Justiça e Cidadania, além de ser advogado.  

Coligação: PT

📷 Em chapa pura, PT oficializou Décio Lima como candidato ao Governo de SC. (Foto: Divulgação)

Governo: Décio Lima (PT)
Vice: Alcimar de Oliveira (PT)
Senado: Lédio Rosa de Andrade (PT)
Senado: Ideli Salvatti (PT)

Sobre o candidato ao Governo: Décio Nery de Lima, tem 57 anos, natural de Itajaí, no Litoral Norte catarinense. Foi eleito vereador por Blumenau em 1992 e em 1996 se elegeu prefeito de Blumenau sendo reeleito em 2000. Foi superintendente do Porto de Itajaí entre 2004 e 2007 quando se candidatou a deputado federal sendo eleito e depois sendo reeleito para os mandatos de 2011 e 2015. É a primeira vez que se candidata ao Governo do Estado. 

Coligação: PSD, PP, DEM, PSB, PDT, PRB, PROS, PSC, Solidariedade, Podemos, PRP e PHS

📷 Gelson Merisio é o candidato do PSD ao Governo de Santa Catarina. (Foto: Luiz Gustavo Debiasi / Agência AL)

Governo: Gelson Merísio (PSD)
Vice: João Paulo Kleinubing (DEM)
Senado: Esperidião Amim (PP)
Senado: Raimundo Colombo (PSD)

Sobre o candidato ao Governo: Natural de Xaxim, no Oeste do Estado, Gelson Merisio morou em Xanxerê, onde foi eleito vereador em 1988. Foi presidente da Facisc e diretor financeiro da Casan. Também atuou como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico; secretário de Agricultura e chefe da Casa Civil. Foi deputado estadual como suplente em 2005 e reelegeu-se para a função nos três pleitos seguintes (2007, 2011 e 2015). É a primeira vez que se candidata ao Governo do Estado. 

Coligação: PSTU

📷 Ingrid Assis, do PSTU, será a única mulher tentando a eleição como governadora. (Foto: Divulgação)

Governo: Ingrid Assis (PSTU)
Vice: Ederson da Silva (PSTU)
Senado: Ricardo Lautert (PSTU)

Sobre a candidata ao Governo: Nascida no Amazonas, Ingrid Assis tem 30 anos e está morando em Santa Catarina há 12 anos. Trabalha como professora e atua também como dirigente sindical no Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte), de São José, na Grande Florianópolis.

Coligação: PSOL e PCB

📷 Leonel Camasão é o candidato do PSOL ao Governo Estadual. (Foto: PSOL / Divulgação)

Governo: Leonel Camasão (PSOL)
Vice: Carol Bellaguarda (PCB)
Senado: Antônio Campos (PSOL)
Senado: Pedro Cabral (PSOL)

Sobre o candidato ao Governo: Leonel Camasão tem 31 anos e é jornalista. Participou de movimentos pela redução das tarifas de ônibus. Ingressou no PSOL em dezembro de 2008. A vida política começou em 2010 quando se candidatou a deputado federal em 2010. Em 2012 se candidatou à Prefeitura de Joinville, no Norte do Estado, e a deputado estadual em 2014. Atualmente é o Presidente do PSOL de Florianópolis. 

Coligação: MDB, PSDB, PR, PPS, PTC, PTB, PRTB, PSDC e Avante

📷 Mauro Mariani é o candidato do MDB. (Foto: Divulgação)

Governo: Mauro Mariani (MDB)
Vice: Napoleão Bernardes (PSDB)
Senado: Jorginho Mello (PR)
Senado: Paulo Bauer (PSDB)

Sobre o candidato ao Governo: Com 54 anos, o paranaense Mauro Mariani é candidato ao Governo de Santa Catarina pela primeira vez. Já foi prefeito de Rio Negrinho, no Planalto Norte, em 1996, sendo reeleito em 2000. Conquistou uma vaga de deputado estadual em 2002. Em 2006 foi eleito pela primeira das três eleições para deputado federal. Também foi secretário de Estado da Infraestrutura. 

Coligação: REDE Sustentabilidade

📷 Rogério Portanova é o candidato da Rede Sustentabilidade. (Foto: Leonardo Rizzaro / Divulgação)

Governo: Rogério Portanova (Rede)
Vice: indefinido
Senado: Diego Mezzogiorno (Rede)
Senado: Miriam Prochnow (Rede)

Sobre o candidato ao Governo: Rogério Portanova foi um dos fundadores do Partido Verde (PV) no Brasil, presidindo a sigla em Santa Catarina. Atuou como presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em 2004 e 2005 e como presidente da Fapesc em 2005 e 2006. Foi conselheiro federal da OAB por seis anos e desde 2016 é o coordenador da Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis. Será o primeiro candidato a governador da Rede Sustentabilidade em Santa Catarina. 

Nenhum comentário