Fábrica da Berneck em Lages será uma das mais modernas do mundo


A convite do proprietário da empresa, Gilson Berneck, o prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese estiveram em Curitibanos, cujo projeto é semelhante à futura unidade de Lages, e ficaram impressionados com a estrutura.

Por ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Pablo Gomes / ASCOM PML

Uma fábrica de primeiro mundo, totalmente automatizada, de alta tecnologia e com respeito aos colaboradores e ao meio ambiente. Assim é a Berneck Painéis e Serrados em Curitibanos. A unidade opera há sete anos na cidade e servirá como modelo para a nova filial a ser construída nos próximos meses em Lages, às margens da BR-116, nas proximidades da ponte sobre o Rio Caveiras.

Na tarde de terça-feira, dia 28, o prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese estiveram em Curitibanos a convite do proprietário da empresa, Gilson Berneck. E se o complexo já impressiona pelo tamanho e pelos processos informatizados, a de Lagesnão ficará por menos.

Em Curitibanos existem 780 funcionários, a maioria da própria cidade. A produção chega a 3,5 mil metros cúbicos de painéis por dia e é vendida para clientes do setor moveleiro do Brasil e outros 60 países de vários continentes.

Já a unidade de Lages, em que pese ter menos funcionários num primeiro momento – a previsão é de 650 empregos diretos na etapa inicial - produzirá 30% a mais na serraria e 25% a mais de MDF também com processos de avançada tecnologia.

O investimento será de R$ 800 milhões e possibilitará R$ 650 mil por mês em retorno do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos cofres do município. E assim como em Curitibanos, em Lages a Berneck também dará prioridade à mão-de-obra local.

“Por isso é importante que os moradores se qualifiquem, busquem cursos técnicos de capacitação e se preparem para este novo momento prestes a chegar”, comenta o empresário Gilson Berneck.

“Estivemos em Curitibanos para conhecer a fábrica, cujo projeto é semelhante ao de Lages. Sabíamos de alguns detalhes, mas conhecendo de perto e vendo o tamanho e a modernidade do processo industrial, ficamos maravilhados. A Berneck é uma empresa de primeiro mundo, com uma capacidade enorme de produção e que gera centenas de empregos. Estamos muito felizes, pois estarmos cada vez mais perto de receber este grande investimento na nossa Lages”, conclui o prefeito Antonio Ceron.