Reconstituição em sistema de tubulação na Marechal Floriano prosseguirá neste sábado (21)


Para o êxito dos trabalhos, e se evitar transtornos ao trânsito de veículos, os dois lados da pista em sentidos opostos serão fechados ao tráfego das 07h até próximo às 14h.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

As operações de drenagem na avenida Marechal Floriano irão continuar ao longo do dia deste sábado (21 de julho), desenvolvidas por servidores da Secretaria do Planejamento e Obras. O pavimento asfáltico da via sofreu um desnível expressivo há mais de cinco meses, problema criado por uma grande pedra que se desprendeu de uma galeria subterrânea antiga, atingindo a tubulação de drenagem da rede pluvial e trancou o fluxo normal da água. A obra deve solucionar o impasse de abaulamento que perturba a comunidade.

O motivo foi descoberto na primeira etapa de atividades, executada no sábado passado (14 de julho). Desde então, os carros passam por cima de uma base de pedra britada, já que a movimentação de carros não pode ser prejudicada.

Uma máquina retroescavadeira será utilizada no serviço de correção deste sábado para abrir os dois lados da rua para a retirada da pedra e viabilizar a instalação de uma nova tubulação. Serão instalados 12 tubos novos com 60 centímetros de diâmetro cada um. A supervisão dos serviços será feita pelo secretário Claiton Bortoluzzi. “Optamos pelo sábado porque o movimento é mais tranquilo, quando não têm aulas e muitas pessoas folgam neste dia. Trabalhar no final de semana gera menos contratempos à população.”

Moradores relataram enfrentar alagamentos, cada vez mais frequentes a cada chuva mais forte. Os prédios localizados no lado direito da avenida, sentido Centro, também sofrem com o esgoto que acaba voltando pela tubulação e chega a inundar as residências.

Os incômodos gerados pelas inundações serão eliminados e se houver resíduos sanitários (esgoto) dentro da tubulação pluvial também evitará novos alagamentos. O correto seria não encontrar esgoto neste tipo de tubulação, contudo, um número significativo de cidadãos faz a ligação inadequada, clandestina e ilegal, direcionando material sanitário à rede da água da chuva, provocando sérios problemas.

Para o êxito dos trabalhos de sábado, e se evitar transtornos ao trânsito de veículos, os dois lados da pista em sentidos opostos serão fechados ao tráfego das 7h até próximo às 14h. Os motoristas deverão tomar rotas alternativas a partir da rótula do Cemitério Cruz das Almas sentido Centro, para facilitar os desvios dos ônibus do transporte coletivo pela dificuldade nas manobras em esquinas, e no semáforo de cruzamento com a rua Sete de Setembro, próximo à oficina de retífica de motores Pocai Secchi. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) irão sinalizar o local e orientar os motoristas.

O asfalto será reconstituído na segunda-feira (23 de julho), pois é fundamental liberar o fluxo de carros ainda no sábado, nesta que é uma das vias mais salutares na ligação entre o Acesso Sul da cidade e a área central. Para atribuir mobilidade suficiente no final de semana por enquanto, até segunda-feira, os operários aplicarão macadame e base. Desta forma, com a passagem dos veículos por cima do material, haverá a sua devida e necessária compactação.

Nenhum comentário