Matakiterani participa do Rosa de Ventos em Florianópolis


O grupo está entre os 12 selecionados que participa da programação do projeto Rosa de Ventos e se apresenta neste sábado (7).

Do CATARINAS COMUNICAÇÃO,
em Lages/SC

📷 Adilson Freitas / Matakiterani
A Matakiterani Associação Cultural, de Lages, foi um dos 12 grupos selecionados em Santa Catarina para fazer parte da programação do projeto Rosa dos Ventos, da Federação Catarinense de Teatro (Fecate). O grupo participa da etapa de Florianópolis, no dia 7 de julho, com o trabalho solo “O moço que contava histórias” e a oficina “Construção narrativa direcionada a performance”.

O espetáculo “O moço que contava histórias” é um solo com o ator Marcos Codioli e tem pesquisa literária de Adilson Freitas com direção de Gilson Maximo. Inspirado na literatura do escritor chileno Luis Sepúlveda, conta a história de um moço que lembra apenas das histórias e cantigas que sua mãe contava. Eles passa a repeti-las na esperança de reencontrá-la. O trabalho tem 45 minutos de duração e indicação etária de 12 anos.

 “Construção narrativa direcionada a performance” é uma oficina ministrada por Adilson Freitas e Gilson Maximo. Nela são abordados fundamentos da narrativa com referência em pedagogia griô e educação biocêntrica. Com possibilidades metodológicas e didáticas formais e informais relacionadas aos conhecimentos de narrativas são formados vínculos afetivos entre os participantes.

Sobre o projeto

O Rosa dos Ventos é um projeto de fortalecimento do teatro catarinense através de ações de articulação, mapeamento, registro e memória. O ponto de partida são sedes de grupos ou coletivos teatrais de cada região, que hospedarão cada encontro, sendo estes destinados à circulação de peças teatrais, intercâmbios, trocas formativas e discussões sobre políticas culturais e os modos de sobrevivência do teatro catarinense na atualidade.

Dividido em quatro etapas, o projeto foi já foi realizado em Criciúma e Joaçaba no mês de junho., Florianópolis em julho e encerra em Blumenau no mês de agosto. Conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) através do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017.

A programação completa e outras informações do projeto poderão ser acessadas em: fecate.blogspot.com/p/sobre-o-projeto-rosa-dos-ventos.html

O que: Rosa dos Ventos  – Etapa Florianópolis
Data: 07 de julho
Local: Casa Vermelha, R. Conselheiro Mafra, Centro, Florianópolis

Atividade: Oficina construção narrativa direcionada a performance
Hora: 9h às 12h.
Indicação etária: 16 anos

Atividade: Espetáculo O moço que contava histórias
Hora: 15 horas
Indicação etária: 12 anos

Ingressos limitados, distribuição de senhas uma hora antes, no local

Nenhum comentário