Caçula reduz custos com TI e ganha em segurança com uso da solução NFC-e


Grupo com sede no Rio de Janeiro utiliza sistema criada pela NDDigital, de Lages, na Serra Catarinense.

Por GABRIELA BORNHAUSEN BRANCO
da ASSESSORIA DA NDDIGITAL,
em Lages/SC

📷 Logotipo da NDD. (Foto: Divulgação)
A Caçula faz uso da solução NFC-e da NDD desde 2015. A necessidade surgiu da obrigatoriedade do uso do documento fiscal do consumidor eletrônico e hoje são inúmeros os benefícios encontrados com a utilização. Agilidade na conferência e rapidez no fechamento de fluxo de caixa, redução de custos com TI e segurança da informação, são apenas alguns dos benefícios.

O Grupo Caçula atua no atacado dos setores de Aviamentos, Material para Escritório, Suprimentos de Informática, Artesanato, Desenho e Pintura, Tecidos e Carnaval, tornando-se referência para o mercado fluminense. Além do Rio de Janeiro, também possui filiais em Vila Velha, Resende e Minas Gerais, ao todo são 19 filiais e um total de 200 PDVs (Pontos de Venda).

A solução NFC-e engloba todas as filiais, menos Minas Gerais, já que no estado ainda não é obrigatório. Segundo o coordenador de serviços e TI, João Batista da S. Oliveira, assim que o estado liberar o uso, no dia seguinte a empresa irá implantar o novo meio de pagamento. “Há alguns meses atrás, a coordenada de vendas de Minas, esteve aqui no Rio e disse que nosso sistema é muito diferente, que viu a diferença no dia a dia e os relatos das próprias funcionárias, ela pediu para mudar, mas infelizmente não depende de nós”, declara João.

Benefícios do uso do NFC-e

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) trouxe vários benefícios para empresa a nível processual, pois anteriormente era preciso fazer a Redução Z*, e corria-se o risco da impressora dar problema, pois o mecanismo é mais sensível, uma queda de energia já bastava para um erro. “Com o uso da NFC-e isso acabou, ganhamos agilidade na conferência e mais desempenho na operação de loja, além da praticidade de informação e a impressora térmica é muito mais resistente”, destaca João.

Redução de custos

Os custos com infraestrutura diminuíram. O preço da impressora é mais barato e a manutenção também. Outra redução bastante significativa ocorreu na conferência das entradas e saídas. Segundo o gerente fiscal da Caçula, Eduardo Romualdo, no cupom antigo o processo de amarração era item por item e agora é tudo automático. “Com isso tivemos um ganho de segurança, pois os itens já estão amarrados e não é preciso puxar isso manualmente. Tivemos um ganho de segurança e tempo”, descreveu. Desta forma com o crescimento de novas filiais, não será mais preciso contratar pessoas especificas para fazer este trabalho, já que na própria sede é possível captar todos os dados necessários.

João também ressalta que a redução de custos com TI e segurança da informação são dois pontos bem relevantes.

NFC-e NDD

Com mais de 10 anos de expertise em soluções para gestão de documentos fiscais, a solução NFC-e da NDDigital foi pensada para o varejo com sistema de contingência automática e possibilidade de processamento na Nuvem, para que as empresas não precisem se preocupar com altos investimento em infraestrutura. Segundo o gerente comercial da NDD, Alceu Keller, o monitoramento é online, com um dashboard dinâmica e intuitivo. “É possível monitorar todo o processo, habilitando alertas em cores, de acordo com o status de serviços e equipamentos”, completou.

A solução foi preparada para atender altas demandas e grandes volumes de transações. Atualmente são clientes NFC-e: Riachuelo, Marisa, Adidas, Cometa Móveis, TV Lar, Tumelero e Bergerson.

* A Redução Z é o fechamento fiscal diário de um ECF (Emissor de Cupom Fiscal). Deve ser emitida no encerramento diário das atividades do estabelecimento, pois, após sua emissão, não será mais possível registrar vendas na impressora no dia em questão.

Nenhum comentário