110 anos da Imigração Japonesa no Brasil terá festividade em Lages no dia 21 de julho


1º Festival Lages Matsuri reunirá comunidade nipo-brasileira em Lages com música, origamis, mangá e gastronomia típica no Parque Jonas Ramos todo decorado.

Do ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Fabricio Furtado / FCL

A pretensão e a torcida dos organizadores do 1º Lages Matsuri é que o Parque Jonas Ramos (Tanque) esteja com as árvores todas floridas no dia 21 de julho para que a comemoração pelos 110 anos de imigração japonesa no Brasil seja um dia especial para os mais de 70 membros da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Lages (ACNBL) e a comunidade lageana que verá um evento inédito. A Fundação Cultural de Lages (FCL) é parceira e vem tratando da organização desde o ano passado, quando foi procurada por membros da Associação para as tratativas da organização do evento.  

A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou no Porto de Santos, trazendo 781 lavradores. Em Lages é expressivo o número de “Nikkei” (descendentes de japoneses nascidos fora do Japão), entre japoneses, descendentes de japoneses, esposas e filhos, e acredita-se que esse número pode chegar a 100 pessoas.

Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, manifestações culturais japonesas em Lages são raras. “Para nós da Fundação Cultural foi uma surpresa receber uma comitiva de descendentes de japoneses residentes em Lages. A cultura japonesa é rica e cheia de detalhes, um pouco desconhecida em nossa cidade, e iniciativa como essa serve pra mostrar o quanto Lages é grande e diversa”, opina.

Atividades culturais tomarão todo o sábado

A abertura oficial está marcada para as 11h, porém, as atividades iniciam às 10h com a abertura das barracas de gastronomia e apresentações de música e artes marciais no palco. As oficinas de origami e mangá também começam mais cedo e terão como local a Biblioteca Carlos Dorval Macedo.

Segundo os membros da ACNBL, as pessoas que forem ao Tanque terão uma série de surpresas. “Não são só os shows e a gastronomia que tomarão conta do dia, estamos investindo na decoração para o Parque e preparando surpresas para o encerramento que será quando anoitecer”, conta o presidente da ACNBL, Gilberto Massashi Ide. Entre as atrações, a apresentação de Taikô é uma das mais esperadas.

Taikô é um instrumento de percussão tocado com a mão ou com o uso de uma baqueta. Habilidades rítmicas e muito fôlego são necessários para sustentar as batidas e obter um som que impressiona a todos. O show do dia do evento será feito pelo grupo Sakura Daiko - que é da Colônia Japonesa do Núcleo de Celso Ramos, com integrantes das cidades de Curitibanos e Frei Rogério, onde são realizados os treinamentos e o Sakura Matsuri (Festa da Florada da Cerejeira).

Serviço

O quê? - 1º Lages Matsuri, 110 anos de imigração japonesa no Brasil
Quando? - 21 de julho, sábado
Onde? - Parque Jonas Ramos (Tanque)
Hora? - A partir das 10h, com cerimônia de abertura às 11h
Atrações - Taikô (tambores japoneses), danças tradicionais japonesas, artes marciais, exposições, oficinas de mangá, origami e bonsai. Gastronomia com venda de pastel japonês, sushi e outros


Nenhum comentário