Semáforos de Lages contarão com sistema integrado

Com o sistema integrado, os cerca de 40 semáforos da cidade passarão a ser controlados por uma central, diferentemente do que ocorre atualmente, onde cada um é programado isoladamente.

Por LD,
Lages/SC

📷 Semáforos de Lages passarão a ser integrados. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)

A Prefeitura de Lages contratou por um ano uma empresa que irá implantar em Lages um sistema que irá integrar os semáforos que existem hoje na cidade em cerca de 40 pontos de cruzamentos de ruas e avenidas. O objetivo é dar maior fluidez no trânsito, pois os semáforos com esse sistema passarão a ser sincronizados e serão operados através de uma central, diferentemente do que ocorre hoje onde cada semáforo funciona de forma isolada, sem comunicação com os demais.


A intenção da implantação é de a circulação dos veículos fique mais constante, sem paradas entre um semáforo e outro, nas avenidas, essa consequência é chamada de “onda verde”, quando os veículos cruzam por vários semáforos.

O contrato é válido por doze meses com a empresa Newtesc, de São Paulo. Segundo Marcelo Ekuni, da Newtesc, os semáforos passarão por uma atualização em Lages, sendo que dos 40 controladores existentes, sete deles precisarão ser substituídos. A central de controle será operada por técnicos da própria Prefeitura, os quais receberão treinamento.

📷 Dos 40 pontos que contam com semáforos em Lages, em pelo menos sete, equipamentos deverão ser substituídos. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)

Lombadas eletrônicas

O secretário municipal de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi, informou que estão sendo desenvolvidos estudos para elaboração do edital que irá regular a licitação da empresa responsável pelo funcionamento das lombadas eletrônicas que estão desativadas desde o dia 19 de dezembro do ano passado.





Nenhum comentário