Programa Novo Mais Educação promove oficina de jogos pedagógicos com materiais recicláveis


A oficina reuniu 27 professores que atuam nas 12 escolas contempladas pelo programa.

Do ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Daniel Costa / ASCOM PML

A coordenação do programa Novo Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação de Lages (SMEL), promoveu nesta quinta-feira (21 de junho) uma Oficina de Jogos Pedagógicos. O evento realizado na sede da SMEL reuniu 27 professores que atuam nas escolas contempladas pelo programa que oferece acompanhamento pedagógico para as disciplinas de matemática e português para mais de 760 alunos, de 12 escolas do 1º ao 9º ano do município. O programa que visa reduzir a defasagem do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas, através de atividades, como dança, esporte e lazer, no contraturno ou nas escolas que possuem turno integral.

A oficina tem como objetivo estimular a transformação de materiais recicláveis, como papelão, tampinhas, garrafas pet, barbante, entre outros, em jogos pedagógicos para serem utilizados nas modalidades oferecidas pelo programa.  “Cada professor vai adaptar o material para a sua modalidade, e com a possibilidade de uma visão interdisciplinar”, explica a coordenadora do programa, Marlete Palhano.

Foram realizados dois encontros entre os participantes da oficina. No primeiro, eles puderam trocar experiências sobre a realidade de cada escola, demandas, teorização das práticas e planejamento das atividades. No encontro desta quinta-feira, foi realizada a parte prática da oficina, com duração de 4h. Segundo Marlene, após a aplicação dos jogos nos encontros do Novo Mais Educação, será realizada uma exposição das produções. “Somos catadores e recicladores de ideias que se transformam em conhecimento”, resume Marlene.