Lages é contemplada com a quarta viatura da PM somente neste ano


Setores 1 e 2 serão cobertos pelo novo carro, consiste na Área Industrial, Cidade Alta, Santa Mônica, Caroba, Petrópolis e Santa Helena.

Do ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Viaturas adquiridas neste ano para a Polícia Militar de Lages. (Foto: Marcelo Pakinha / ASCOM PML)

Expandir o número de mecanismos de segurança na sociedade tem sido providência constante em Lages, um reforço estratégico e operacional. Uma nova medida foi tornada pública na manhã desta quinta-feira (21 de junho), com a entrega oficial de uma viatura da Polícia Militar, veículo GM Spin, zero quilômetro, em solenidade no Largo da Catedral, com a presença do prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese e o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (PM), tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos, entre outras autoridades militares, da prefeitura, Câmara de Vereadores, estaduais e servidores. Este carro atenderá a região dos setores 1 e 2, consistindo na Área Industrial, Cidade Alta, Santa Mônica, Caroba, Petrópolis e Santa Helena, substituindo uma viatura mais antiga, em circulação a partir desta quinta. “Temos de enaltecer a parceria com as polícias militar e civil. Temos muitos motivos para nos orgulhar do trabalho de defesa da nossa gente, melhorando a qualidade do serviço”, argumenta o prefeito Ceron.

O veículo foi adquirido pela PMSC ao valor de R$ 64.300 com recursos provenientes do convênio com o Município, através do fundo municipal com valores gerados pela arrecadação por notificações diante de infrações de trânsito. Entregue na manhã desta quinta, a Spin é uma do total de quatro viaturas, sendo que três já estão em uso desde janeiro deste ano, atendendo o conjunto de regiões dos bairros Guarujá, Coral (Sagrado Coração de Jesus e Frei Rogério) e Centro (Brusque). “As quatro viaturas vêm melhorar o policiamento da região. Por estes alinhamentos pode-se mudar a realidade da segurança pública nas comunidades”, ressalta o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (PM), tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos.

A viatura básica é composta por rádio de comunicação entre as próprias viaturas para se ter acesso às ocorrências, giroflex com sistema luminoso e sirene, e caixa, para onde são direcionadas as pessoas presas/detidas, revestida de metal, e inibe a eventual quebra de vidro quando há emprego de força e fugas. “Além de um melhor e com maior durabilidade do material de uso para o policial, a nova viatura traz um conforto no atendimento das ocorrências e até a visibilidade, mais ostensividade”, acrescenta o comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar, segundo tenente Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior.

As câmeras

As 50 câmeras de videomonitoramento estão em processo de instalação e serão fixadas em 50 endereços nos 35 bairros selecionados. Alguns equipamentos estão com a pendência da instalação de fibra ótica. O processo é moroso, pois depende-se de mais de uma empresa. A câmera do bairro Morro Grande já está em funcionamento.

Os 50 equipamentos do Projeto Bem-Te-Vi, da Polícia Militar (PM), serão instalados nos seguintes bairros e loteamentos: Araucária, Beatriz, Caça e Tiro, Caravágio, Centenário, dez no Centro, Conta Dinheiro, Copacabana, Coral, Jardim Cepar, Dom Daniel, Guarujá, duas no Habitação, Maria Luiza, Morro do Posto, Morro Grande, Passo Fundo, Penha, Pisani, Popular, duas no Promorar, Sagrado Coração de Jesus, duas no Santa Catarina, duas no Santa Helena, Santa Maria, Santa Mônica, Santa Rita, duas no São Cristóvão, São Francisco, São Miguel, Triângulo, Tributo, duas no Universitário, Várzea e Vila Mariza. Para a escolha dos locais, a PM adotou os critérios de opção por lugares com iluminação adequada para melhor captação de imagens, com maior circulação de pessoas, próximo a comércios, escolas, agências bancárias e com grande número de registros de ocorrência de infrações e desordens. As imagens captadas são monitoradas pela Central Regional de Emergência, localizada no quartel da PM, bairro São Cristóvão.

Estatísticas

No período de 2015 a 2018 (janeiro a maio), foram atendidos 7.681 acidentes de trânsito, sendo 935 em 2018 até o mês passado. Entre 2016 e 2018 (janeiro a maio), foram recolhidas 444 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), pelo artigo 165, e destas, 82 em 2018.


PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Colisão traseira faz carro capotar na avenida Dom Pedro II, em Lages; veja vídeo