Hemosc registra queda em doações de sangue


Os estoques estão mantidos, apesar das dificuldades encontradas por doadores no deslocamento até as nove unidades de captação do Estado.

Por FABRÍCIO ESCANDIUZZI da SES/SC,
Florianópolis/SC

📷 Paulo Goethe / SES

As doações de sangue para o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) registraram queda nos últimos dias. Os estoques estão mantidos, apesar das dificuldades encontradas por doadores no deslocamento até as nove unidades de captação do Estado. A demanda por bolsas de sangue nas unidades também diminuiu, principalmente devido à medida adotada pela Secretaria da Saúde em remanejar as cirurgias eletivas.

De acordo com a diretora geral do Hemosc, Denise Linhares Gerent, o abastecimento dos estoques precisa continuar. “A necessidade diminuiu, mas pacientes que já estão em tratamento continuam necessitando de sangue. Precisamos, principalmente, de plaquetas e sangue do subtipo O para mantermos elevados o nosso estoque”, disse. “Pedimos que as pessoas continuem doando sangue e ajudando a salvar vidas em nosso Estado”.

A necessidade diária do Hemosc para atender todo o estado de Santa Catarina gira em torno de 500 bolsas de sangue ao dia. Na última quinta-feira, 24, foram captadas apenas 290 e na sexta, outras 400. Nesta segunda-feira, 28, oitavo dia da paralisação e com os serviços de transporte reduzidos, foram coletadas pouco mais de 200 bolsas.

O abastecimento não está comprometido e atuação do Comitê de Crise criado pelo Governo do Estado vem garantindo a logística para que as doações cheguem ao destino. Os doadores podem comparecer a qualquer uma das unidades de coleta espalhadas pelo estado (Florianópolis, Joinville, Lages, Tubarão, Chapecó, Joaçaba, Blumenau, Criciúma e Jaraguá do Sul). 



PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Bombeiros auxiliam jovem que deu a luz em casa no bairro Guarujá