Unidade do Creas II realiza o primeiro encontro de famílias


Abandono, trabalho infantil, violência física e psicológica, abusos sexuais e negligências estão entre as principais violações de direito atendidas por esta unidade.

Por ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Daniel Costa / ASCOM PML

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – (Creas III) do Bairro Coral, realizou na última semana o primeiro encontro de famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – (PAEFI).

Inaugurada em dezembro de 2016, cerca de 190 famílias são atendidas na unidade, divididas em torno de 36 bairros da área urbana e rural. Em Lages, existem mais dois Creas. O primeiro, na Rua Moisés Furtado, nº 55, no Centro. E o segundo, na Rua Dos Franciscanos, nº 187, no Bairro Centenário. Dados da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, revelam que em 2016, Santa Catarina possuía 91 Creas. 

De acordo com a coordenadora do Creas III, Camila Moraes de Oliveira, o atendimento socioassistencial é um direito das famílias e dever da Política de Assistência Social. “Um dos principais objetivos é contribuir com a diminuição da incidência de violação de direitos, visando oportunidade de superação, autoestima e protagonismo. “Após os encontros coletivos muitos decidem procurar o atendimento individual com os profissionais da unidade (assistente social e psicólogo). A intenção é realizar esses encontros quinzenalmente. O próximo esta previsto para o dia 26 de abril, às 14h30, no Creas III, localizado na Rua Campos Salles, nº 22, no Bairro Coral”, salienta.  

Na primeira dinâmica, cada um escolheu um objeto que retratasse algo sobre si e descreveu para o grupo. Logo após, foi exibido um vídeo explicativo sobre o funcionamento e objetivo de um Creas. Entre as diversas características, foi descrito como espaço de acolhimento, orientação, mediação e proteção, por exemplo. Como o assunto era acompanhamento familiar, foi necessário falar de família. Para alguns dos participantes, família significa respeito, harmonia e confiança. Conforme consta no guia prático “Trabalho Social Com Famílias”, para a Organização das Nações Unidas – ONU, o conceito de família foi ampliado além daquela fundamentada nos laços consanguíneos. “Família é gente com quem se conta”, (ONU, 1994). Por fim, eles receberam lembranças da equipe do Creas III e encerram com uma confraternização.




PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Proprietário de padaria é morto após tentativa de assalto em Lages