Semana da Inovação: abertura da série de eventos que movimenta Lages foi realizada ontem (17) no Teatro Marajoara


O evento é uma realização da CDL em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Por CLAINE ANDRADE da CDL,
Lages/SC

📷 Claine Andrade / CDL

A Semana da Inovação que seguirá até o dia 20 de Abril teve a sua abertura na noite de ontem (17) no Teatro Marajoara. O evento realizado em parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) começou por volta das 20 horas e reuniu mais de 220 participantes. A palestra cujo tema era “Inovação através das Pessoas” foi ministrada pela renomada profissional e especialista em inovação Maria Augusta Orofino (Guta Orofino).

Para Guta Orofino, a cidade e a Serra Catarinense está com tudo na mão, a implantação do Órion Parque Tecnológico como pólo de inovação só tem a acrescentar no desenvolvimento do município. “O que estamos vivendo esta semana em Lages é de suma importância e para que a inovação aconteça é necessário criar um ecossistema e aliá-lo às pessoas. O grande patrimônio está nelas e são elas que farão a mudança que tanto esperamos”. Guta apresenta esta criação como uma construção lenta,  mas que precisa do envolvimento de todos, juntamente com o processo de compartilhamento de ideias, ao invés da competição. “A inovação está onde menos se espera e é totalmente imprevisível, ela só irá se concretizar de fato se houver essa colaboração, cooperação e ação”.

Sobre as mudanças tecnológicas a consultora enfatiza que “devemos nos adequar a esse movimento que o mundo vem fazendo, não podemos continuar com nossa visão linear. Precisamos mudar o modo de pensar e agir, sair do automático. Precisamos saber utilizar e aproveitar o que temos dentro de nossas empresas”. A palestrante ainda citou sobre o Design Thinking que também está na programação da Semana da Inovação em formato de workshop, ressaltando que se trata de uma poderosa ferramenta de inovação que busca por meio de métodos e processos diversos ângulos e perspectivas para a solução de problemas priorizando o trabalho coletivo entre equipes, com análise de cenários e respostas ao contexto, podendo ser aplicado em todos os tipos de empresas, independente do porte ou segmento em que atua, sempre considerando o ser humano como parte central, “empatia, experimentação e colaboração é base de uma empresa que junto com as pessoas o sucesso é mais do que garantido”.

📷 Claine Andrade / CDL 

“Inovação é o processo que faz a ponte entre os diferentes, ela não é geração de patente e sim o valor percebido pelas pessoas, é sobre mudar a vida de outras e consequentemente  o seu modelo de realidade”, afirma Guta sobre os fluxos de mudanças que contam com as pessoas como agentes nas organizações, “os processos são fundamentais mas se a mente dos nossos colaboradores não estiverem abertas e se o ambiente de trabalho não for estimulante e de confiança nada irá funcionar”.

Para Tamires de Oliveira Silva, gerente de Recursos Humanos da NDD, participante do evento, a palestra trouxe muito à tona o quanto as empresas devem se preocupar em dar condições para que as pessoas tragam melhorias de processo e inovação.“Hoje o perfil do profissional mudou e as empresas precisam pensar fora da caixa, e dar condições para que as pessoas transformem o ambiente inovativo, com ideias e criações diferentes”, enfatiza.

A Semana da Inovação não para por aqui, além do Workshop de Design Thinking que está sendo realizado hoje (18) durante todo o dia no SENAC, também irá acontecer um outro Workshop com o tema “Captação de Recursos e Inovação” realizado pela Fiesc, IEL, Senai e Associação dos Sindicatos em parceria com a EMBRAPII, às 18h30min, destinado a capacitar pessoas, empresas e instituições a captarem recursos. Na quinta (19) será um dia composto por uma consultoria direta com a Guta Orofino com realização de mentoria para startups e início do 3°Congresso Catarinense de Cidades Digitais, direcionado para prefeitos, gestores e vereadores, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento.

Para maiores informações entre em contato com a CDL Lages pelo telefone (49) 3251.7028/ (49) 98819.6444 ou pelo site http://cdlages.com.br/semanadainovacao/ 



PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Transul demite funcionário que fez ofensas a passageiros idosos

Bombeiros auxiliam jovem que deu a luz em casa no bairro Guarujá