Maria Fumaça voltará a realizar passeios em Lages


Passeios acontecerão nos dias 10, 11, 12, 15, 17, 18 e 19 de agosto e integram a programação do Festival de Inverno Serra Catarina e também das comemorações da padroeira de Lages.

Por LD,
Lages/SC

📷 Maria Fumaça encantou lageanos e turistas durante passeios realizados em 2017 em Lages. (Foto: Maurício Santos / Arquivo Lages Diário)

Na manhã desta quinta-feira (5), uma reunião entre o comandante do 1º Batalhão Ferroviário (BFv), tenente coronel Cleber Machado Arruda e o diretor de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Carlos Pinheiro definiu de forma mais detalhada os caminhos para a realização de mais uma edição dos passeios com trem Maria Fumaça que no ano passado atraiu mais de 3 mil pessoas para um passeio de 22 quilômetros (ida e volta) entre a Estação Ferroviária, no bairro Ferrovia, na zona Leste de Lages e a Estação Berlande, no interior do município.

Ficou definido que as datas para a realização dos passeios será durante a semana de comemorações do Dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Lages que ocorre no dia 15 de agosto. Os passeios ocorrerão nos dias 10, 11 e 12 de agosto (sexta, sábado e domingo), no dia 15 de agosto – feriado municipal – (quarta-feira) e ainda nos dias 17, 18 e 19 de agosto (sexta, sábado e domingo).

O Município ainda teve outras reuniões com a Rumo Logística (antiga América Latina Logística – ALL) que utiliza a linha férrea para o transporte de cargas, para definir melhor outras ações para poder a viabilização do evento.

Os passeios também integrarão a programação do Festival de Inverno Serra Catarina, projeto idealizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages.

Trajetos

📷 Passeios contarão com percursos de 22 e 42 quilômetros. (Foto: Maurício Santos / Arquivo Lages Diário)
Neste ano, além do trajeto que foi realizado em 2017, onde a Maria Fumaça sai da Estação Ferroviária, no bairro Ferrovia e segue até a antiga Estação Berlande, no interior do município em um percurso de 22 quilômetros (ida e volta), a novidade ficará por conta da inclusão de um trajeto que saíra do bairro Ferrovia e seguirá até a Estação de Escurinho, em Capão Alto, no total de 42 quilômetros (ida e volta).

Atrações de bordo

Outra novidade neste ano nos passeios da Maria Fumaça em Lages será as atrações musicais e de teatro que estarão a bordo para entreter os passageiros e ainda um guia devidamente caracterizado de maquinista será um dos protagonistas das viagens, contando a história do trem desbravador em Santa Catarina. Lanches poderão ser adquiridos dentro do veículo, assim como souvenirs. O Exército ainda irá disponibilizar seu acervo para visitação nas estações do Ferrovia e do Escurinho para tornar os locais mais agradáveis e atrativos.

Ingressos

Os valores das passagens para os passeios ainda serão fixados pela organizadora dos eventos, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional de Santa Catarina (ABPF).

A Maria Fumaça

A locomotiva vapor (lenha) Mallet 204 que está sediada na cidade de Rio Negrinho, no Planalto Norte catarinense, tem 68 anos e capacidade para transportar 320 passageiros distribuídos em sete vagões de madeira. Ela foi construída nos Estados Unidos em 1950 e conta com um peso de 120 toneladas, foi totalmente reformada, preservando as características originais, mas agora conta com um computador de bordo de locomotiva (CBL) e que permite rastreamento via satélite. No Brasil existem apenas três máquinas deste modelo e pertencem à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional de Santa Catarina).



PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Colisão traseira faz carro capotar na avenida Dom Pedro II, em Lages; veja vídeo