Vereador pede mais uma vez ao Governo do Estado a disponibilização de médico para o Águia 04 da PM


Maurício Batalha Machado (PPS) já havia enviado uma moção no ano passado com o pedido, mas Estado alegou que seria inviável. Vereador contrapõe resposta e solicita mais uma vez um estudo sobre a proposta.

Por LD,
Lages/SC

📷 Aline Coldebella / Câmara Lages
Um pedido feito no ano passado, mas que apenas recebeu a resposta de que seria inviável fez com que o vereador Maurício Batalha Machado (PPS) entrasse com uma nova moção legislativa, aprovada pela Câmara de Lages, solicitando novamente que o Governo do Estado disponibilize um médico para as operações diárias do helicóptero Águia 04 da 5ª Cia de Aviação da Polícia Militar com base em Lages, além da implantação de um projeto de suporte avançado em atendimento pré-hospitalar na base da 5ª Cia, no Aeroporto de Lages, na zona Norte da cidade.

No primeiro pedido feito em outra moção em setembro do ano passado, o vereador já solicitava que o Governo do Estado atendesse a tal demanda, porém em ofício a Secretaria de Estado da Segurança Pública respondeu que isso seria inviável, já que a tendência era a de otimizar os recursos públicos com a redução de alugueis, pessoal e serviços, além de que as aeronaves dos bombeiros (Arcanjos) de Blumenau e Florianópolis poderiam suprir esta necessidade.

Mas Maurício Batalha contesta a resposta, segundo ele “questões gerenciais/administrativas e de contenção de despesas não podem prejudicar as sensíveis e prioritárias áreas de saúde e segurança pública”. Já sobre a questão das outras aeronaves conseguirem suprir a demanda, Batalha também se contrapõe ao concluir que o deslocamento de uma aeronave entre as regiões representa um custo mais elevado do que a manutenção de um médico no local.

A nova moção foi destinada ao governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (MDB), ao secretário de estado de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, e ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, João Valério Borges e a expectativa de Maurício Batalha é que o Estado faça uma nova análise e acolha ao pleito.



PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Colisão traseira faz carro capotar na avenida Dom Pedro II, em Lages; veja vídeo