Encenação da Paixão de Cristo leva milhares ao Morro da Cruz em Lages


Com mais de 250 pessoas envolvidas diretamente na realização da Semana Santa, encenação é considerada a maior do Sul do Brasil e deve levar ao longo do dia cerca de 80 mil pessoas.

Lages/SC

📷 Encenação da Paixão de Cristo levou milhares de pessoas ao alto do Morro da Cruz, em Lages. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)

A sexta-feira (30) ainda amanhecia quando os primeiros fiéis começavam a chegar e a encarar, os mais de 500 degraus da escadaria Frei Silvério para chegar ao alto do Morro da Cruz no bairro Morro Grande, na zona Sul de Lages. O “sacrifício” era para poder participar das celebrações e também assistir a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo – considerada a maior encenação do Sul do Brasil. Ao longo da manhã, milhares de pessoas fizeram a sua peregrinação e também foram ao morro e puderam prestigiar o ato que integra a programação da Semana Santa organizada pela Diocese de Lages e pelo Movimento do Tabor.

O tempo atrapalhou um pouco, mas mesmo com céu fechado e alguns momentos com chuvisco, a encenação foi realizada pela manhã – e se repetirá à tarde, a partir das 16h30 – e que novamente emocionou o público presente na encenação que acontece há 18 anos.

📷 Cerca de 80 mil pessoas devem subir o Morro da Cruz nesta Sexta-feira Santa. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)
De acordo com a organização, são esperadas ao longo desta Sexta-feira Santa (30) cerca de 80 mil pessoas ao Morro da Cruz. Já durante toda a programação da Semana Santa que começou no último domingo (25) na celebração do Domingo de Ramos e segue até o próximo domingo, dia 1º de abril, com a celebração da Páscoa serão cerca de 120 mil pessoas que deverão ter participado da Semana Santa em Lages, destaca o supervisor-geral do Movimento do Tabor, Hélio Furlan.  

Para colocar toda essa programação de pé, Hélio Furlan destaca que ao todo a Semana Santa em Lages envolve cerca de 300 pessoas, sendo 15 músicos, 35 atores, 50 pessoas da equipe técnica, 10 grupos de liturgia totalizando mais 100 pessoas todos de forma voluntária, e ainda os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, da Prefeitura de Lages, responsáveis pela limpeza e a Polícia Militar em conjunto com os Agentes de Trânsito que garantem a segurança das pessoas e do trânsito no entorno do Morro Grande e durante os outros atos que integram a programação.

📷 Maurício Santos / Lages Diário
A encenação

A encenação da Paixão de Cristo dá continuidade aos atos já realizados durante a semana: “Jesus Aclamado Rei”(Domingo de Ramos) e a Santa Ceia na Catedral Diocesana, e nela conta os últimos momentos de Jesus Cristo desde o seu julgamento perante Pôncio Pilatos até a sua crucificação.

Os momentos mais impactantes e de maior emoção, chegando a levar alguns fiéis às lágrimas, são a da colocação da coroa de espinhos em sua cabeça e o momento da crucificação.

Presença do Bispo Dom Guilherme Verlang

📷 Bispo Dom Guilherme Verlang esteve presente no Morro da Cruz e acompanhou a encenação da Paixão de Cristo. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)

Antes do início da encenação, o bispo diocesano de Lages, Dom Guilherme Verlang foi chamado para fazer um pronunciamento e dar sua bênção ao público presente. De forma muito simpática e descontraída ele deu bom dia a todos os presentes, brincando com as crianças, jovens e também com os “jovens com mais de 60 anos”. Logo após, pediu para que os fiéis se virassem para a cruz no alto do Morro, orando e fez reflexões sobre o sacrifício que Jesus fez para nos salvar e encerrou rezando o Pai Nosso e a Ave Maria.

Elenco da encenação da Paixão e Morte de Cristo (Via Crucis)

Jesus: Thiago Holiver
Maria: Patricia Wolff
Narração: Sony Arruda
Verônica: Mariane Pereira
Pilatos: Fernando Seifert
Simão Cirineu: Patrick Olegário
Caifás: Adilson Olegário
João: Layon Cordiolli
Pecadora: Mayara Maccarini
Escrava: Bianka Cristina
Piedoso: Alisson Araújo
Guarda Romana: Lauro Junior, Maicon Generoso, Nicolas Pereira Batista Andrigo Pereira
Guarda do Sinédrio: Luan Mateus
Povo de Jerusalém: Alisson Yuri Araújo, Ana Paula Oliveira, Bruna Dondé, Bruno Beirão, Eduarda Matos, Fernanda Schuermann, Francine Barros, Géssica Mendonça, Guilherme Varela, José Augusto, Kahoê Miers, Laura Goulart, Luan Turcatti, Matheus Coelho, Nathalia Baú
Bandidos Crucificados: Dhiones Neri e Felipe Rusche

Músicos

Amanda Bianchini: Voz
Bruno Yared: Percussão
Claudio Varela: Teclados
Dara Wolff: Clarinete
Éder Silva: Baixo e voz
Edna Lima: Voz
Elaine Matos: Voz
Eliandra Wolff: Violino
Elso Chaves: Violão e Voz
Gustavo Floriani: Gaita
Isabel Ceron: Violino
Lucas Soares: Violão e voz
Thiago Ataíde: Violino
Willian Lima: Violão e Voz



PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Proprietário de padaria é morto após tentativa de assalto em Lages