Oficina de Pêssanka (Pintura em ovos) finaliza inscrições

Do verbo uraniano pyssaty, que significa escrever, Pêssanka ou Pysanka é um ovo colorido à mão e tem origem na arte milenar dos ucranianos de presentear divindades.

Por ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Divulgação

O Projeto Estação Cultural, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), é uma ação itinerante que leva 150 atividades culturais a 50 cidades catarinenses. Em Lages, a parceria é com a Fundação Cultural de Lages (FCL), que em 2017 recebeu o espetáculo “Imagens de Ópera” e agora promoverá nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Auditório Mario Augusto de Sousa, na FCL, a oficina “Pêssanka - A Arte da Primavera”.

Do verbo ucraniano pyssaty, que significa escrever,  Pêssanka  ou  Pysanka é um ovo colorido à mão e tem origem na arte milenar dos ucranianos de presentear divindades. Em Santa Catarina está presente através dos descendentes dos imigrantes ucranianos. Os lageanos terão a oportunidade de aprender um pouco desta arte do leste europeu e também fomentar a integração social.

Para o superintendente da FCL, Giba Ronconi, a agenda do Estação Cultural para 2018 é extensa e inclui Lages no roteiro de teatro, música e artes plásticas. “A parceria da FCC com a Fundação Cultural de Lages traz grandes ações para a nossa cidade. Sempre que houver projetos que contemplem toda a nossa cultura iremos incluir a comunidade”, comenta.


A oficina em Lages será nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Auditório Mario Augusto de Sousa, na Fundação Cultural de Lages (FCL) e será ministrada por Vilson José Kotviski, de Porto União. As inscrições já foram finalizadas e agora há uma lista de espera caso haja desistências. Para mais informações, basta ligar para a Fundação Cultural no número 3224-7425.

📷 Divulgação


PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Colisão traseira faz carro capotar na avenida Dom Pedro II, em Lages; veja vídeo