Saúde realiza exames gratuitos de prevenção ao câncer de pele

A ação fez parte do Mutirão Nacional de Exame Preventivo Gratuito, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Cássia Shelen / Divulgação

D
ona Maria Emília Gomes, de 66 anos, foi uma das primeiras a chegar e recebeu uma das 100 senhas distribuídas para realizar o exame preventivo de câncer de pele. “No ano passado já participei do mutirão e estava tudo certo. Por isso, por prevenção, voltei hoje e continuarei voltando, pois quero estar preparada para qualquer coisa que apareça”, aponta.

Com o objetivo de prevenir a população sobre os riscos e tratamentos do câncer de pele, o Mutirão Nacional de Exame Preventivo Gratuito aconteceu no sábado, dia 2 de Dezembro. Essa foi a primeira ação da campanha Dezembro Laranja, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os pacientes foram avaliados por um grupo de três dermatologistas, em conjunto com acadêmicos de medicina da Uniplac. Aqueles que apresentaram lesão com suspeita de malignidade foram encaminhados para cirurgias dermatológicas.

“Câncer de pele é o tumor maligno mais prevalente que existe, por isso é muito importante promover a conscientização da população para a prevenção, assim como identificar o quanto antes aqueles que já desenvolveram o câncer” explica Rafaella Daboit, dermatologista e coordenadora local do evento.

O aposentado César Bastos, de 69 anos, foi diagnosticado com câncer de pele em 2014. Após o tratamento, o tumor foi estabilizado. Ele conta que se deslocou do sítio, que fica distante da área urbana de Lages, apenas para realizar os exames. “Quando aparecem oportunidades, temos que aproveitar. Mesmo depois de tratado, pretendo fazer exames sempre que possível. Nem que seja uma viagem longa”.


Enquanto aguardavam, os pacientes assistiam à vídeos educativos e orientações da equipe sobre o câncer e a importância da fotoproteção diária.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages