Polícia Militar Ambiental destrói 120 gaiolas em Lages

A maioria das jaulas foram apreensões realizadas na região de Lages, e mantinham presas espécies nativas da região, sendo muitas ameaçadas de extinção.

Por CATARINAS COMUNICAÇÃO,
em Lages/SC

📷 Catarinas Comunicação / Divulgação

Cerca de 120 gaiolas foram destruídas pela Polícia Militar Ambiental em Lages, nesta quinta-feira (21).  As jaulas construídas em madeira foram incineradas no próprio quartel, e o material em metal será prensado por uma empresa especializada num trabalho acompanhado pelos policiais ambientais.

A maior parte das gaiolas é resultado de apreensões em Lages e mantinham presas espécies nativas da região e muitas delas ameaçadas de extinção, inclusive de pássaros vindos de outros estados. Em cerca de 80% dos casos, a Polícia Ambiental chegou aos infratores por meio de denúncia da comunidade. “Quando há esse tipo de autuação, temos que apreender e destruir o instrumento do crime”, explica o comandante da PMA, major Adair Alexandre Pimentel.

Os animais mantidos em cativeiro, se em boas condições, voltam para a natureza. Quando encontrados machucados, são levados ao hospital do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) para reabilitação e posteriormente soltura.  Em outras situações são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Florianópolis.

📷 Catarinas Comunicação / Divulgação

Penalidade

Conforme determina a Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais, combinado com o Decreto Nº 6524/2008, a multa para quem é flagrado com aves silvestres sem autorização dos órgãos competentes é de R$ 500 por individuo de espécie não constante nas listas oficias de risco ou ameaças de extinção. Já a penalidade por individuo de espécie constante de lista oficial de fauna brasileira ameaçada de extinção é de R$ 5 mil.

Denúncia


Para denunciar esse ou qualquer outro tipo de crime ambiental, solicitar orientações ou informações, basta entrar em contato com a PMA pelo telefone 49 3221 7998.  

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Proprietário de padaria é morto após tentativa de assalto em Lages