Comissão aprova habilitação de Lages para os serviços de cardiologia

Com a confirmação, toda a região serrana se beneficia com os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na área de cardiologia.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Carlos Alberto Becker / ASCOM PML

A secretária municipal da Saúde, Odila Waldrich, confirmou nesta segunda-feira (18 de dezembro), após reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne o colegiado de secretários municipais de Saúde do Estado em Florianópolis, que foi aprovada a habilitação dos serviços de cardiologia para Lages, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes procedimentos, inclusive cirúrgicos, serão realizados pelo Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e a clínica responsável, a Cardiolages.

De acordo com Odila, estas tratativas já ocorriam desde 2011. “Em anos anteriores o município não possuía esta habilitação com o Ministério da Saúde. O que tínhamos era um contrato, junto com o Governo do Estado e a clínica Cardiolages. A referência nestes serviços é a cidade de Rio do Sul, mas a demanda é muito grande e a demora no atendimento é uma consequência”, disse.

Com relação à estrutura para os serviços cardiológicos, a secretária ressalta que o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres oferece todas as condições necessárias. “Na última quinta-feira tivemos, com muito sucesso, a primeira cirurgia na área da cardiologia de alta complexidade em nossa cidade. Isto comprova nossa capacidade para receber os serviços.”

A documentação de habilitação de Lages para os serviços de cardiologia, através do SUS, está toda completa. “Agora aguardamos que o Ministério da Saúde oficialize esta decisão da CIB o mais rápido possível para iniciarmos com os serviços que beneficiam os pacientes lageanos e também de toda Serra Catarinense.”

O que é a CIB

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é o fórum de negociação entre o Estado e os municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Como colegiado bipartite, a CIB é composta paritariamente por nove representantes da Secretaria de Estado da Saúde e por nove do Conselho de Secretários Municipais de Saúde.

Atuação da Cardiolages


A Cardiolages é referência na sua região de abrangência quanto à realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos em hemodinâmica. A Cardiolages disponibiliza profissionais altamente qualificados nas diversas áreas da alta complexidade cardiovascular.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Colisão traseira faz carro capotar na avenida Dom Pedro II, em Lages; veja vídeo